PROPORCIONANDO OFICINAS DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jorge Francalino da Silva
  • Paulo César de Souza

Resumo

Robótica é um termo utilizado para processos industriais, automatizados, préfabricados e de controle que envolve vários sub-ramos da ciência, dentre essas, as mais importantes são: eletricidade e magnetismo, a eletrônica, a microeletrônica, os microcontroladores, sistemas embarcados e os algoritmos de programação, utilizados para dar corpo e ao mesmo tempo explicar os mecanismos existentes por trás dessa densa rede estrutural que vem se desenvolvendo ao longo de muitos anos, tomando forma e ganhando cada vez mais espaço na sociedade moderna. Tudo se tornou ainda mais viável com o advento dos computadores que na verdade nada mais são do que robôs programáveis pelo homem para resolver problemas de cálculo e gerar soluções de forma cada vez mais rápida e eficaz, dentro de um prazo específico, a essa ação dá-se o nome de inteligência de máquina. Em contrapartida surge a inteligência artificial que compõe parte desse processo tecnológico, e até levanta questões pragmáticas como a passível perda de controle destas por parte da raça humana. O principal objetivo foi levar a robótica de maneira fácil e acessível para que os alunos compreendessem o desenvolvimento simples de um robô. E teve como alvo principal: uma das escolas de Dourados-MS. Os materiais utilizados foram retirados em sua maioria de sucatas de produtos eletrônicos e eletroeletrônicos adquiridos dentro e fora da universidade. Os mais específicos são placas de acrílico, tubos de cobre, fios de cobre e restos de materiais de informática. Os métodos para esse trabalho consistem na utilização desses produtos de sucata para fabricação dos elementos necessários no desenvolvimento do projeto de extensão. Este projeto teve duração de um ano com possibilidade de prolongar-se por dois anos, e começou em agosto de 2017 quando foram levantadas as referências bibliográficas, iniciação a confecção de materiais didáticos e elaboração de instrumentos para divulgação do projeto. No decorrer desse tempo houve algumas mudanças quanto à escola, e optou-se por uma mais próxima do centro da cidade de Dourados-MS. Também foi mudada a metodologia a ser aplicada já que o tempo para preparo e confecção de materiais e produtos não seria suficiente, assim a apresentação na escola ficou para a segunda parte do projeto. A conclusão deste trabalho se formaliza de maneira prática, incisiva e tendo como base a temática. Na primeira parte do projeto trabalhou-se especificamente na elaboração e construção de materiais didáticos tais como, calculadora de Pascal, impressora 3D, placas de circuito eletrônico, quites para arduino, ábaco e apostila didática para a melhor apresentação em uma das escolas de Dourados-MS. A importância está na preparação dos materiais, pois o trabalho relacionado à robótica deve ser minuciosamente estabelecido de maneira tal que os alunos possam desfrutar de oficinas bem organizadas.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Silva, J. F. da, & Souza, P. C. de. (2019). PROPORCIONANDO OFICINAS DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5450

Edição

Seção

EDUCAÇÃO