MONITORIA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jessica Mariano Alves
  • Cristina Gurski

Resumo

A disciplina de Educação Ambiental é uma ferramenta de indispensável importância na busca pelo desenvolvimento sustentável, pois ela proporciona um amplo processo de alfabetização e conscientização ecológica, assim sendo de grande valor para a aquisição de conhecimentos e hábitos. Ao lado de seus princípios e objetivos, a educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. A disciplina de Educação Ambiental busca ainda, compreender as relações estabelecidas entre os indivíduos, sociedade e natureza, sendo assim, ela promove as mudançasde comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade. O objetivo da monitoria incluiu prestar o auxilio aos alunos e ao professor em suas atividades acadêmicas, contribuir para a melhoria do aprendizado, promovendo o enriquecimento dos acadêmicos envolvidos na disciplina. Além do mais, as atividades de monitoria são de grande importância para que os alunos tirem suas dúvidas, podendo proporcionar um maior conhecimento e estimular o interesse e curiosidade na disciplina de Educação Ambiental. O acompanhamento dos alunos por parte do monitor é desempenhado na UEMS- Unidade de Ivinhema no período das 16hrs as 19hrs de segunda a terça-feira, e no período das 17hr as 19hrs na sexta-feira, tendo assim uma carga horária de 8 horas semanais, que inclui o auxílio na orientação ao conteúdo geral, atividades desenvolvidas em grupos, saídas ao campo e à elaboração de projetos de Educação Ambiental, que o mesmo será apresentado no final da disciplina como requisito de nota avaliativa aos alunos e que podem ser submetidos a futuros projetos de Extensão. Os resultados foram promissores, constatado através da presença dos alunos no atendimento extraclasse. Podemos concluir que a monitoria seja de grande importante para o conhecimento de todos os envolvidos no processo de informações sobre a disciplina, assim contribuindo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Alves, J. M., & Gurski, C. (2019). MONITORIA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5448

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

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