APOIO PEDAGÓGICO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE DOURADOS/ MS

Isadora Adriana Pinheiro Dourado, Maria Gládis Sartori Proença

Resumo


O presente trabalho visa socializar a experiência de um projeto de extensão realizado na escola Estadual Abigail Borralho da cidade de Dourados/MS no que diz respeito à alfabetização, escrita e leitura oferecendo apoio pedagógico ao professor. O objetivo primordial foi o de possibilitar as crianças com dificuldades em leitura e interpretação de textos a oportunidade de superação de suas limitações, para serem bons escritores e leitores que compreendem o mundo que os rodeiam, a partir da ampliação do seu repertório linguístico. A metodologia do trabalho adotada foi por meio de variadas e diferentes atividades preparadas de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Algumas atividades foram fundamentais para os alunos com dificuldades de concentração, pois possibilitou maior interação por meio de um estudo prazeroso o que resultou em melhor rendimento e superação de suas principais dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de sala de aula. Foi utilizado como meio facilitador da aprendizagem, alguns jogos educativos, como o caça-palavras, o alfabeto móvel, e entre outros. Também foi realizado atividades no caderno, para que fosse possível analisar particularmente o nível de escrita de cada aluno, com elaboração de textos, por meio de ditados, escritas sobre a compreensão do que foram lidos pelo próprio aluno, atividades de interpretação e rescritas de textos. Ainda foram feitas muitas leituras de livros os quais ficaram a critério do aluno escolher, algumas fábulas, e até mesmo de contos feitos pelo próprio aluno, com o intuito de levá-lo a estimular a memória, a imaginação e a fantasia através de questionamentos sobre a obra, desse modo, despertando à reflexão nos mesmos, tornando-os com isso leitores críticos. Todas as atividades que foram propostas aos alunos participantes do projeto tiveram total apoio e aprovação do professor regente da turma, para que fossem possíveis melhores resultados. O trabalho foi feito paralelo ao que estava sendo ensinado em sala de aula, porém de uma forma mais lúdica e específica para o aluno de acordo com sua necessidade de aprendizagem. Analisando o processo em que o projeto se desenvolveu, foi possível apontar resultados significantes, uma vez que, alunos que eram atendidos com frequência e se empenhavam na realização da proposta, conseguiram acompanhar os demais colegas que não apresentavam dificuldades. De acordo com as professoras regentes, os alunos que foram atendidos apresentaram resultados excelentes e notórios, o que repercutiu diretamente na sala de aula. Deste modo, podemos concluir que o projeto de modo geral, alcançou seus objetivos em grande parte, visto que os alunos apresentaram rendimentos satisfatórios e eficazes, assim como também proporcionou experiências ao acadêmico, posto que é prática fundamental para sua formação.


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