ENGLISH CLUB DA SAÚDE: UMA PRÁTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO LOCAL E ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS

Isabela Pierezan Barros, Ruberval Franco Maciel

Resumo


A implementação do planejamento estratégico da internacionalização do ensino superior como prática local é, além de um desafio que se impôs às instituições de ensino superior na última década, uma das metas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Assim, estas instituições preocupam-se em propor em sua grade curricular, bem como em projetos de ensino e extensão, ações que estejam em consonância com o processo de internacionalização do ensino superior. Nesse sentido, o presente projeto contempla esses esforços através da implementação de um espaço de discussão de textos científicos e aprimoramento da proficiência em língua inglesa. O público-alvo abrange docentes e discentes da Medicina da UEMS e dos demais cursos da saúde em outras instituições, médicos, enfermeiros, pesquisadores e outros profissionais, tanto da comunidade interna, quanto da externa. A ação aconteceu através da criação de um English Club, um espaço de estudo e discussão de material científico em inglês. Dessa maneira, os envolvidos puderam treinar e aprimorar a compreensão da linguagem científica do inglês, idioma no qual a maioria dos estudos da área médica é publicada. Além disso, criou-se uma oportunidade muito importante de atualização dos conhecimentos nas diversas áreas da saúde, uma vez que os textos utilizados são, preferencialmente, os de publicação mais recente. O ineditismo deste projeto reside na inclusão de acadêmicos de Medicina em um projeto de desenvolvimento linguístico. Dessa forma, expandem-se as possibilidades de oferecer ações com enfoque específico no desenvolvimento do inglês para a área médica, de maneira a atrair o público-alvo aos encontros. O projeto foi capaz de viabilizar integração entre a universidade e a comunidade externa, envolvendo os participantes na importante prática local da internacionalização. Além disso, o English Club promoveu desenvolvimento linguístico discursivo de inglês acadêmico, com grande engajamento dos participantes, atraídos pela temática voltada à área da saúde. Por fim, ampliou-se o potencial de visibilidade institucional na comunidade interna e externa, o que foi evidenciado pelos resultados satisfatórios alcançados pelo projeto.


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