AUXILIO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Igor de Oliveira Freitas, Irene Coelho de Araujo

Resumo


O auxílio matemático nas escolas públicas pode gerar grandes efeitos na aprendizagem e formação dos alunos, visando novas perspectivas, discussões e pensamentos em relação aos conteúdos trabalhados em salas de aulas. No desenvolvimento desse projeto, tínhamos como objetivos, auxiliar o professor de matemática em sala de aula, contribuindo com os alunos interessados em discutir conceitos matemáticos necessários para alcançar êxitos na aprendizagem e buscando novas formas de resolução de atividades e reflexão sobre as mesmas, incentivando a leitura, resolução de exercícios, revendo conteúdos que eles já viram, mostrando que o aluno deve ser o corresponsável pela sua aprendizagem. Foi possível trabalhar com aulas teóricas, jogos em livros e internet, como também na sala de aula junto ao professor, onde o projeto foi desenvolvido na escola Municipal Amin José e foi de suma importância para os alunos na resolução de exercícios e compreensão de conceitos e pontos de vista diferentes. Foi necessário acompanhar o professor em sala, já que são salas lotadas, sobrecarrega o profissional, o bolsista passa a exercer um papel importante no auxilio de alguns alunos, dessa forma facilita o desenvolvimento da aula. Essa experiência foi muito importante para que compreendêssemos como funciona uma sala de aula, como lidar com alunos, como incentivar e trazer conhecimentos de maneira clara e objetiva, ajudou na revisão de conceitos, deu bagagem teórica e metodológica para atuar em sala de aula, até mesmo, incentivando os alunos na aprendizagem matemática. Por todos esses aspectos, foi importante vivenciar a complexidade da atuação do professor de matemática, de qual será a melhor didática para aplicar com determinadas salas ou alunos ou até mesmo como lidar com situações adversas que serão apresentadas dentro da sala de aula, e como foi importante para a comunidade esse trabalho em conjunto, com isso, foi perceptível a importância de uma primeira experiência (dentro da sala de aula, com atendimentos individuais) antes da formação do acadêmico, para que no futuro seja um profissional de competência e poder cumprir seu trabalho da melhor forma possível.


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