PRODUÇÃO DE TEXTO

Autores

  • Glaice Hoffmeister de Oliveira
  • Sandra Espíndola Macena

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de estimular e fornecer conhecimentos necessários para construção de um texto segundo critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A proposta do trabalho centrou-se na compreensão e desenvolvimento do gênero exigido pelo ENEM, ou seja, textos dissertativo-argumentativos. As aulas tiveram como enfoque, textos multimodais que servem de apoio a escrita do texto solicitado. Foram oferecidos exercícios de escrita criativa com o intuito que os alunos se familiarizassem com o processo de elaboração de um texto. Por meio de oficinas de produção os alunos foram convidados primeiramente observar redações de participantes do Enem e reconhecer a estrutura, o conteúdo e os conceitos trabalhados previamente. Após as discussões iniciaram suas próprias produções, com tema sugerido pela professora, seguindo as propostas do caderno do Enem. Com os textos produzidos a correção da primeira versão foram projetadas em sala para a correção coletiva e reflexão de estratégia e nova sugestões, para que então fosse realizado a segunda versão dos textos. Na segunda versão dos textos foi possível observar a interação dos alunos no processo de compreensão das diferentes linguagens e apreensão de sentidos dos textos trabalhados, e avançaram bastante na percepção da coesão e coerência, reconhecendo os mecanismos da escrita e estrutura dos textos, permitindo assim que eles percebessem se suas produções atendem ou não aos critérios exigidos pelo Enem. Além disso durante o desenvolvimento das aulas foi trabalhado e discutidos com os alunos obras clássicas da literatura e textos dissertativo-argumentativos, sempre na perspectiva inter-relacional para servir de apoio a escrita e o texto solicitado. O foco do projeto vai além de simplesmente ensinar técnicas de redação, mas procura estimular os alunos à leitura e à interpretação, aprimorando o senso crítico e a capacidade de formular argumentos organizar sentidos, uma vez que a leitura crítica é ferramenta fundamental para o aluno em todas as áreas e principalmente para a construção de um bom texto. Este projeto foi de extrema importância já que era uma necessidade da escola de conseguir tempo hábil e atenção específica a esta prova que exige dos alunos habilidades e competências muito peculiares, onde o mesmo terá a oportunidade de ingressar a uma universidade.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Oliveira, G. H. de, & Macena, S. E. (2019). PRODUÇÃO DE TEXTO. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5443

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)