“ENTROU POR UMA PORTA E SAIU POR OUTRA…”: UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”

Fernanda Cláudia Ferreira Saraiva

Resumo


O projeto de extensão “Entrou por uma porta e saiu por outra…”: uma experiência com histórias cantadas na educação básica” foi desenvolvido com crianças do segundo ano do ensino fundamental, da EM Avani C. Fehlauer, na cidade de Dourados (MS), no ano de 2017 a 2018. Explorou múltiplas linguagens com as crianças, entre elas, a da literatura em diálogo com a música. Como metodologia, estudamos, inicialmente, autores da literatura e selecionamos obras literárias para serem contadas às crianças que articularam enredo e música, entre elas, Kikiô, do autor Geraldo Espíndola, O Grande rabanete e o Caso do bolinho, da autora Tatiana Belinky. Os encontros com as crianças ocorreram semanalmente durante um ano letivo. Para atingir os objetivos, realizou-se a leitura das obras e a exploração das canções alusivas aos enredos. Como resultado, a proposta foi integrada à rotina da turma, pois, em algumas situações, a professora da sala utilizou o enredo para desenvolver outras atividades, como apresentar as crianças quais são as palavras indígenas que utilizamos diariamente no nosso cotidiano. Ainda em parceria com a professora, fizemos a releitura e reescrita do livro O Grande rabanete, criando assim, o livro intitulado como A Grande cenoura, na qual foi totalmente escrito e ilustrado pelos próprios alunos. O projeto valorizou outras linguagens, além da escrita e da leitura. As crianças ampliaram o repertório cultural, conheceram lugares e culturas, exploraram ritmos e movimentos com o corpo e com instrumentos musicais. Somado a isso, observamos que, como O Grande rabanete e O Caso do bolinho, são histórias de acumulação, eles oportunizam que as crianças acompanhassem com facilidade. É uma leitura que parece brincadeira, que agrada e traz prazer para quem lê como para quem ouve. Finalizando, ressaltamos que o trabalho contemplou ações de ensino (articulação com as disciplinas da Pedagogia), extensão (efetivação de ações na comunidade) e pesquisa cadastrada na UEMS.


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