RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO: LÍNGUA INGLESA
Resumo
Esta pesquisa tem o intuito de relatar dois projetos de Extensão em que participei como aluno bolsista. O primeiro projeto teve o título: “All in all” e o título do segundo projeto foi: “Every time all in all”. Em ambos, o propósito foi ensinar a língua inglesa na “Casa da Criança” da cidade de Cassilândia, MS. Esses projetos desenvolveram-se como parte do projeto da minha orientadora que coordenou os projetos “English for all, in diferent contexts”.A proposta do projeto foi levar o ensino e aprendizagem da língua inglesa para uma comunidade carente e nem sempre fixa, que residem na “Casa da Criança”, onde vivem tanto crianças como adolescentes, que foram resgatados judicialmente por conta de atitudes de seus pais não compatíveis com práticas sociais permitidas em nossa sociedade, como tráfico e uso de drogas, roubo, prostituição, assassinato e até por conta de abandono .O projeto “All in all” teve início em agosto de 2015 e encerrou em julho de 2016.O projeto “Every time all in all” deu continuidade ao projeto anterior, teve início em agosto de 2016 e termino em julho de 2017. Ao me candidatar para o projeto, tive a expectativa de adquirir experiência como professor de língua inglesa como foco. Assim que conheci a proposta do projeto de minha orientadora, tive grande interesse e solicitei participação, desta forma participei como aluno bolsista dando aulas de inglês no projeto “All in all”. O segundo projeto foi continuação da mesma proposta, houve melhorias na estrutura do local, a fim de que as aulas fossem melhores adequadas, o que proporcionou melhor desenvolvimento das atividades, portanto a experiência obtida dos conteúdos também melhorou. A expectativa como professor para a continuação, foi de procurar à melhoria nas aulas, para que elas ocorressem com mais fluência devido ao pouco tempo disposto para se trabalhar. As aulas que aconteciam somente aos sábados, buscam do professor que se dedique mais, tendo em vista a dificuldade dos alunos de se manterem interessados em estudar aos finais de semana. Tendo isto em vista o professor deve se preparar para que as aulas tenham sempre um fator surpresa para que o aluno sempre tenha interesse em aprender. O segundo projeto também foi concluído como esperado, mantendo o foco na experiência de aluno e professor, em que a língua inglesa foi desenvolvida de diversas maneiras, visando a interação e inclusão social.