VIABILIZANDO ATIVIDADES EM MICROBIOLOGIA

Cristiane Sulino Gonçalves Francalino, Luciana Gonçalves de Azevedo, Elvio Mora Junior, Rosymar de Jesus Soares Roland, Emília Maria Silva

Resumo


Os microrganismos são encontrados nos mais diversos ambientes e a maioria deles não é visível a olho nu, sendo esta uma dificuldade para sua percepção e entendimento pelos alunos do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho consistiu em auxiliar os alunos a compreenderem de forma contextualizada os assuntos estudados em aula teórica com a professora de Ciências. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de Dourados-MS, sendo trabalhada a teoria sobre protozoários e a teoria e prática sobre fungos e líquens com os alunos da sétima série, com a intenção de reforçar e complementar esses conteúdos já abordados pela professora. Para auxiliar a exposição oral sobre fungos e protozoários foram usados slides e vídeos. Na parte prática os alunos usaram lupa manual e microscópio óptico para a observação e análise detalhada de diversos fungos multicelulares (cogumelos e orelhas-de-pau, placas com colônias de fungos), fungos unicelulares (leveduras) e líquens. Os acadêmicos bolsistas explicaram aos alunos o funcionamento do microscópio e como se realiza a montagem de uma lâmina a fresco. Os alunos puderam preparar lâminas com os materiais trazidos para observação por meio do auxílio dos bolsistas, e em seguida observarem e desenharem o material visto ao microscópio. Tanto após a parte teórica quanto após a parte prática aos alunos foi solicitado que fizessem uma avaliação por meio de relato e/ou desenho. Foram obtidos os seguintes resultados: na aula teórica 38,7% (12 alunos) fizeram o relato de fungos e protozoários, enquanto que apenas desenho foram 16,1% (5 alunos). Já para relato e desenho foram obtidos 45,1% (14 alunos). Na aula prática 23, 7% (9 alunos) fizeram os desenhos de cogumelos e orelhas-de-pau, 28,9% (11 alunos) bolores, 36,8% (14 alunos) leveduras e 10,5% (4 alunos) líquens. Foi observado empenho e dedicação durante as atividades propostas pela maioria dos alunos. Importante destacar o interesse dos alunos e a atenção durante a preparação dos materiais, pois os mesmos procuraram realizar com cuidado a confecção das lâminas e com entusiasmo os desenhos. Experiência enriquecedora também para os bolsistas, pois puderam explanar os conteúdos estudados de forma teórica e através desse trabalho repassados de forma prática. Acredita-se que essas atividades diferenciadas contribuam para bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.