VIABILIZANDO ATIVIDADES EM MICROBIOLOGIA

Autores

  • Cristiane Sulino Gonçalves Francalino
  • Luciana Gonçalves de Azevedo
  • Elvio Mora Junior
  • Rosymar de Jesus Soares Roland
  • Emília Maria Silva

Resumo

Os microrganismos são encontrados nos mais diversos ambientes e a maioria deles não é visível a olho nu, sendo esta uma dificuldade para sua percepção e entendimento pelos alunos do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho consistiu em auxiliar os alunos a compreenderem de forma contextualizada os assuntos estudados em aula teórica com a professora de Ciências. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de Dourados-MS, sendo trabalhada a teoria sobre protozoários e a teoria e prática sobre fungos e líquens com os alunos da sétima série, com a intenção de reforçar e complementar esses conteúdos já abordados pela professora. Para auxiliar a exposição oral sobre fungos e protozoários foram usados slides e vídeos. Na parte prática os alunos usaram lupa manual e microscópio óptico para a observação e análise detalhada de diversos fungos multicelulares (cogumelos e orelhas-de-pau, placas com colônias de fungos), fungos unicelulares (leveduras) e líquens. Os acadêmicos bolsistas explicaram aos alunos o funcionamento do microscópio e como se realiza a montagem de uma lâmina a fresco. Os alunos puderam preparar lâminas com os materiais trazidos para observação por meio do auxílio dos bolsistas, e em seguida observarem e desenharem o material visto ao microscópio. Tanto após a parte teórica quanto após a parte prática aos alunos foi solicitado que fizessem uma avaliação por meio de relato e/ou desenho. Foram obtidos os seguintes resultados: na aula teórica 38,7% (12 alunos) fizeram o relato de fungos e protozoários, enquanto que apenas desenho foram 16,1% (5 alunos). Já para relato e desenho foram obtidos 45,1% (14 alunos). Na aula prática 23, 7% (9 alunos) fizeram os desenhos de cogumelos e orelhas-de-pau, 28,9% (11 alunos) bolores, 36,8% (14 alunos) leveduras e 10,5% (4 alunos) líquens. Foi observado empenho e dedicação durante as atividades propostas pela maioria dos alunos. Importante destacar o interesse dos alunos e a atenção durante a preparação dos materiais, pois os mesmos procuraram realizar com cuidado a confecção das lâminas e com entusiasmo os desenhos. Experiência enriquecedora também para os bolsistas, pois puderam explanar os conteúdos estudados de forma teórica e através desse trabalho repassados de forma prática. Acredita-se que essas atividades diferenciadas contribuam para bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Francalino, C. S. G., Azevedo, L. G. de, Junior, E. M., Roland, R. de J. S., & Silva, E. M. (2019). VIABILIZANDO ATIVIDADES EM MICROBIOLOGIA. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5430

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)