APOIO MATEMÁTICO PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bruno Maldonado de Moura, Eder Pereira Neves

Resumo


Ao refletirmos sobre os vários fatores que contribuem para que ocorra o fracasso escolar na Educação Básica, percebemos a necessidade das parceiras que devem existir entre os cursos universitários e as escolas. O ensino e aprendizagem de Matemática tem desafiado professores, pais, alunos e etc, temos visto em nossas escolas índices alarmantes de evasão e repetência que rondam essa disciplina, alunos que afirmam não gostar de estudar os seus conceitos e de não conseguirem entender suas definições, encontramos, também, professores que não conseguem ministrar aula de forma satisfatória, pois a superlotação e a indisciplina tem tomado conta das salas de aula, apesar de todos esses problemas, encontramos alunos que se esforçam e tentam aprender algumas coisas, mas esse ambiente da sala de aula, muitas vezes é muito prejudicial. Diante deste cenário o projeto de extensão vinculado a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e ao curso de Matemática Licenciatura da Unidade Universitária de Cassilândia - UCC foi desenvolvido com o objetivo de abordar e reforçar conceitos matemáticos fundamentais para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adrieli Barbosa Silva, localizada na cidade de CassilândiaMS. Com a finalidade de apresentar os conteúdos de maneira contextualizada foi possível apresentar para os alunos conceitos fundamentais da matemática por meio de uma linguagem simples, valorizando os conhecimentos que os alunos trazem. Os encontros ocorriam sempre em contraturno, com turmas definidas pelo professor e a coordenação da escola. Sempre que possível os conteúdos matemáticos eram apresentados utilizando algum recurso tais como: jogos, desafios e situações problemas, mostrando e valorizando a importância do estudo dessa disciplina. Os resultados dessa ação foram significativamente positivos, pois os alunos demonstraram ao passar do tempo um maior interesse em participar e interagir com aquilo que era proposto, isso pode ser verificado através dos depoimentos dos próprios professores que ministram a disciplina e da coordenação escolar que observavam nos alunos atendidos pelo projeto uma melhora no interesse pela matemática e consequentemente um bom rendimento escolar. Foi uma experiência muito rica para minha formação acadêmica, pois pude refletir nos momentos de planejamento, no tempo que estive na escola e nos encontros com os alunos sobre minha futura prática docente.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.