DIREITO DOS INDÍGENAS: DIREITOS HUMANOS E ALTERIDADE

Vanessa Bispo

Resumo


No Estado de Mato Grosso do Sul são registrados atualmente os casos mais graves de violência e desrespeito aos direitos humanos dos indígenas no país. Hoje as constituições se preocupam com a aplicação da justiça, concedendo direitos aos cidadãos como um todo e também de forma específica, considerando o que chamamos de minorias; mas a história dos índios no Brasil é marcada pelo seu sofrimento, pelo desrespeito aos seus costumes e pelo extermínio de diversas etnias. O objetivo deste trabalho foi discutir com alunos do Ensino Médio os Direitos Humanos dos indígenas fazendo um levantamento histórico e relacionando passado e presente; assim, as discussões foram efetivadas através de reuniões que se realizariam dentro da Universidade e que tinham como atividade a exposição de filme. As reuniões foram efetivamente realizadas nas escolas no município de Paranaíba, devido à dificuldade de locomoção de alguns alunos que moram na região rural do município. Estas reuniões se realizaram mensalmente em aulas cedidas pelos professores da disciplina de história e tiveram formato de roda de conversa para que os alunos pudessem expor suas considerações sobre o assunto na medida que as informações que foram expostas suscitavam o questionamento e reflexão destes pois constatou-se a inviabilidade de exposição de filmes diante da estrutura das escolas. Além disso, o projeto buscou ainda integrar culturas do campo e da cidade empreendendo o acesso à diversidade sociocultural Sul-Mato-Grossense e a alteridade, promovendo assim, relação com culturas diferentes da que o público em questão está habituado; a importância dessa percepção está no modo como ela deve afetar o comportamento do indivíduo na sociedade de forma que o mesmo respeite as diferenças e contribua para promover a integração social. Porém, vigora hoje nas escolas vedações quanto a liberdade de manifestação, os professores pediram para evitar falar de assuntos ditos polêmicos, como, por exemplo, questões de política ou sobre gênero para que os alunos não levantassem questionamentos futuros durantes suas aulas, o que o obrigaria a explorar mais sobre o assunto.


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