FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO COMBATE A INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA

Eduardo de Paula Souza Pereira

Resumo


Trata-se de um projeto de extensão que se propôs em discutir o sentido e a prática da Formação Política e da Educação em Direitos Humanos no combate a Intolerância e Violência. As ações foram desenvolvidas, consistindo basicamente na apresentação e em debates sobre o conceito de intolerância, violência e a importância da formação política e da educação em direitos humanos para a superação destas questões na sociedade, tendo como finalidade atingir jovens do Ensino Médio de uma escola pública em Paranaíba/MS. A metodologia adotada foi de um encontro mensal previamente agendado, quando ocorreu palestras sobre temas ligados a proposta, apresentação de vídeos com assuntos relacionados e posteriormente roda de discussão. O projeto escolheu como público-alvo, para se desenvolver, os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Garcia Leal, de Paranaíba/MS, parceria feita com a diretoria da escola. Atrelou-se às aulas de Sociologia e História com as respectivas discussões, palestras, vídeos, debates, etc. Durante o andamento do projeto, houve abertura para a participação de outros membros, como alunos e professores da escola e universidade, com o propósito de contribuírem com conhecimentos e habilidades sobre o tema proposto. Foram traçados vários objetivos, o Geral: Contribuir com a discussão sobre Formação Política e da Educação em Direitos Humanos no combate a Intolerância e Violência entre estudantes da escola pública; e os objetivos Específicos: Discutir problemas da contemporaneidade, em vista da falta da educação voltada para a tolerância e o combate a violência; Promover o interesse de estudantes por temas relacionados à formação política, tolerância e violência (desde o âmbito familiar à mundial); Contribuir para interação e diálogo entre universidade, escola, sociedade e a juventude estudantil; Aprimorar conhecimentos referente a formação política, tolerância e violência, de forma a refletir na vida em sociedade dos alunos. Por fim, foram atingidos os objetivos propostos, embora o projeto tenha que ter sido encerrado antes do previsto, visto causa superveniente. Nos meses de execução, houve efetivo aproveitamento do público-alvo, como se pôde notar pela interação, o conhecimento absorvido, bem como na mudança nas atitudes e opiniões quanto aos temas. Nesse ínterim, nota-se a grande necessidade da manutenção de projetos dessa natureza, visto a carência e defasagem encontrada na sociedade, deixando transparecer mais ainda a extrema importância da transdisciplinaridade entre educação escolar, familiar e produção científica e conhecimento científico, trabalhando conjuntamente para suprir as lacunas e caminhar em busca de uma sociedade melhor.


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