CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA PÁGINA DE INTERNET SOBRE LUZES INVISÍVEIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO VOLTADAS PARA CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS

Hiana Muniz Garcia, Heloísa Morro Ribeiro dos Santos, Eliane Kujat Fischer, Graciele Vieira Barbosa, Natali Amarante da Cruz, Alberto Adriano Cavalheiro

Resumo


A ciência não é um assunto popular e chega a intimidar o público leigo. Deste modo, o desenvolvimento de projetos de popularização da ciência pode ser uma forma eficaz de mudar este quadro e na unidade da UEMS de Naviraí um grande projeto foi desenvolvido para levar alguns conceitos científicos para crianças de 6 a 10 anos, visando à familiarização de ambos desde o início do processo de alfabetização e buscando um resultado em longo prazo. Como parte integrante do projeto, foi proposta também a criação de uma página de internet com os resultados do projeto e foi este o objetivo do presente trabalho. O material de trabalho foi os registros fotográficos e em vídeos das apresentações em escolas das cidades de Naviraí e região. Como o presente trabalho é parte integrante de um projeto ainda maior, todos os resultados anteriormente obtidos no desenvolvimento de experimentos também fazem parte do acervo e foram utilizados na elaboração da página da Internet.

Sabendo que a criação de uma página da Internet requer um servidor ágil e que permita atualizações constantes, optou-se por utilizar um servidor gratuito nos domínios da empresa wixsite.com, que forneceu serviços mais adequados a este projeto, se comparado a outros servidores correlatos existentes. A página criada pode ser acessada através do endereço: https://albecava8.wixsite.com/luzesinvisiveis. Há materiais digitais na forma de mídia digital de todas as apresentações, incluindo explicações aos alunos e a distribuição dos materiais promocionais produzidos com auxílio financeiro de um projeto de parceria entre CNPq e Instituto TIM. Assim, todas as crianças atendidas receberam a cartilha ilustrativa com os conceitos abordados no projeto e também camisetas com o logo do projeto e das instituições parceiras. Com base nos resultados e nas reações expressadas durante a execução do projeto, podemos observar resultados positivos, confirmados principalmente pelo aumento imediato do interesse para com a ciência por parte das crianças durante as perguntas das crianças e o nível de curiosidade despertado.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.