PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO DE PALESTRAS SOBRE LUZES INVISÍVEIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL

Autores

  • Heloísa Morro Ribeiro dos Santos
  • Hiana Muniz Garcia
  • Natali Amarante da Cruz
  • Eliane Kujat Fischer
  • Graciele Vieira Barbosa
  • Alberto Adriano Cavalheiro

Resumo

O ensino de ciências é uma área muito importante na formação escolar, mas a forma pedagógica adequada deveria incluir experimentações e observações de fenômenos, uma metodologia quase nunca utilizada nas aulas regulares. Como consequência, desde muito jovens, o estudante não se identifica com profissões deste tipo, o que compromete o aprendizado ao longo de sua formação e ainda cria estereótipos negativos. Este trabalho é parte de um grande projeto pensado para levar às crianças de 6 a 10 anos, um pouco do ambiente de aprendizado adequado no campo das ciências; usando o tema das radiações infravermelho e ultravioleta. O objetivo foi traduzir o conhecimento estabelecido para a linguagem infantil e contextualizá-lo com experimentos facilmente compreendidos pelas crianças. Foram utilizados controles remotos de aparelhos domésticos, celulares, câmeras de vídeo, plantas, comidas e bebidas, montando apresentações que envolvessem a luz infravermelha ou a luz ultravioleta, ambas invisíveis ao olho humano, mas facilmente

detectável através de abordagens específicas. O público-alvo desta ação foram alunos das séries iniciais do ensino fundamental, matriculados nas escolas públicas de Naviraí e microrregião. O tempo de apresentação foi de 40 minutos, dividido em quatro blocos. No primeiro bloco, é apresentado um trecho do filme infantil “Tá Chovendo Hambúrguer”, em que a personagem principal encontra dificuldade em ser aceito como cientista. No segundo e terceiro blocos são demonstrados os experimentos com luzes infravermelha e ultravioleta, sempre permitindo que as crianças manipulassem os experimentos à vontade e fizessem perguntas. No último bloco, as crianças receberam o material promocional, produzido com auxílio financeiro de um projeto de parceria entre CNPq e Instituto TIM. Todas as apresentações foram acompanhadas de registros fotográficos e estão disponíveis na página de Internet https://albecava8.wixsite.com/luzesinvisiveis. Conclusivamente, a abordagem da experimentação, por mais simples que fossem os experimentos, despertaram nas crianças vários sentimentos promissores, como curiosidade, encantamento e vontade de ser cientista no futuro, tornando este resultado um bom parâmetro para melhoria no processo pedagógico desde os anos iniciais da formação escolar.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Santos, H. M. R. dos, Garcia, H. M., Cruz, N. A. da, Fischer, E. K., Barbosa, G. V., & Cavalheiro, A. A. (2019). PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO DE PALESTRAS SOBRE LUZES INVISÍVEIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5396

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)