ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE LUZES INVISÍVEIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA MICRORREGIÃO DE NAVIRAÍ

Autores

  • Bruno Justi Ribeiro
  • Hiana Muniz Garcia
  • Heloísa Morro Ribeiro dos Santos
  • Graciele Vieira Barbosa
  • Cíntia Hisano
  • Alberto Adriano Cavalheiro

Resumo

A importância do ensino de ciências na formação escolar é inquestionável e é reconhecida em toda a história da educação e pelos mais renomados pesquisadores da área. É através da ciência que compreendemos o mundo em que vivemos e nos sentimos com algum controle sobre nosso próprio destino como indivíduo em uma sociedade complexa e em constante evolução tecnológica. O gosto pelas ciências é iniciado ainda na infância, como parte de um sentimento de pertencimento que precisa ser construído. Neste trabalho é apresentada uma das vertentes de um projeto bem maior, elaborado para tornar o ensino de ciências mais adequado ao objeto de estudo, que se baseia fundamentalmente na experimentação e observação. O objetivo maior é promover a popularização da prática científica para crianças de 6 a 10 anos, abordando um tema específico da ciência do cotidiano, que versa sobre as radiações invisíveis. Como suporte para as apresentações em sala, esta etapa centrou foco na elaboração de uma cartilha educativa, tendo dois animais como personagens interagindo de modo intuitivo Uma delas é um passarinho, que traduz o seu ambiente pela sua capacidade de enxergar a luz ultravioleta e a outra é uma cobra, que entende o mundo a sua volta valendo-se da percepção da radiação infravermelha. A cartilha produzida foi impressa com auxílio financeiro de um projeto de parceria entre CNPq e Instituto TIM, em número de cópias suficiente para nenhuma das mais 100 crianças atendidas deixasse de ter seu exemplar. A transmissão do conhecimento desta forma lúdica apresentou uma eficácia notável, observada pelo interesse na leitura logo depois da distribuição da cartilha. Houve também grande retenção cognitiva, com as crianças comentando como cada personagem era de fato na vida real, segundo suas próprias percepções do cotidiano. Esta cartilha e muitas outras informações da execução deste projeto, incluindo as apresentações experimentais registradas em mídia digital estão disponíveis na página de Internet https://albecava8.wixsite.com/luzesinvisiveis.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Ribeiro, B. J., Garcia, H. M., Santos, H. M. R. dos, Barbosa, G. V., Hisano, C., & Cavalheiro, A. A. (2019). ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE LUZES INVISÍVEIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA MICRORREGIÃO DE NAVIRAÍ. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5394

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)