DESVENDANDO O REINO FUNGI

Autores

  • Rosymar de Jesus Soares Roland
  • Elvio Mora Junior
  • Virgínia Granja dos Santos
  • Luciana Gonçalves de Azevedo
  • Emília Maria Silva
  • Micheli Pereira da Silva

Resumo

O Reino Fungi inclui organismos uni e multicelulares, facilmente encontráveis no dia a dia, contudo nem sempre percebidos ou valorizados. Este trabalho teve como objetivos reforçar a atenção de alunos de sétima série do Ensino Fundamental para a variedade morfofisiológica de fungos que fazem parte do cotidiano, de modo a incentivar o interesse por micologia, bem como conceder aos acadêmicos melhor formação para a vida profissional. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas estaduais de Dourados, MS, sendo designadas como Turma A com 24 alunos, e Turma B com 16 alunos. A parte teórica constou de palestra para embasar o assunto sobre fungos, com uso de slides, vídeo e painel, seguida de parte prática com observação de fungos corpulentos como cogumelos e orelhas-de-pau com uso de lupa e o preparo de lâminas e observação microscópica de levedura de panificação e do fungo causador de fumagina em folhas de laranjeira. Após, foi feita avaliação individual por meio de desenho de um ou mais fungos que mais despertaram o interesse do aluno. Os desenhos foram organizados em categorias (Cat.), sendo Cat. I- cogumelos, orelhas-de-pau (Basidiomycota decompositores de matéria orgânica), Cat. II- levedura de panificação (Ascomycota unicelular), Cat. III-fungo causador de fumagina presente em folha de laranjeira (Ascomycota pluricelular), Cat. IV- soma das categorias I e II, Cat. V - soma das categorias II e III, Cat. VI- soma das categorias I, II e III. O desenho de cada aluno foi enquadrado em uma das categorias. Os desenhos foram contados de acordo com Categoria (n alunos Turma A, n alunos Turma B), como segue: I (zero, 4), II (5, 5), III (4, zero), IV (1, 6), V (4, 1), VI (5, zero). Na Turma A, 5 alunos (20,8%) não tiveram aproveitamento. O interesse por mais de uma categoria de fungos, nas Turmas A e B respectivamente, foi de 10 alunos (41,7%) e 7 alunos (43,8%). Considerou-se não haver diferença relevante quanto ao interesse por fungos entre as duas turmas de alunos de ambas as escolas estaduais. Este trabalho promoveu a interação entre a academia e a comunidade e ambos puderam enriquecer seus processos de aprendizagem. Os alunos da educação básica tiveram a oportunidade de conhecer e compreender sobre a micologia, enquanto que os acadêmicos tiveram uma experiência de ensino-aprendizagem diferenciada, relacionando a teoria estudada no curso de graduação com a prática em sala de aula, fortalecendo sua base conceitual, consequentemente seus currículos, para futuramente atuarem como profissionais da educação. Havendo a interação entre os participantes temos também o aprimoramento na qualidade do processo de ensino-aprendizagem buscando a valorização do conhecimento adquirido e a sua relação com a vivência cotidiana do aluno promovendo qualidade tanto no ensino oferecido na educação básica, quanto na educação superior.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Roland, R. de J. S., Junior, E. M., Santos, V. G. dos, Azevedo, L. G. de, Silva, E. M., & Silva, M. P. da. (2019). DESVENDANDO O REINO FUNGI. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5389

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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