ATIVIDADES PRÁTICAS E A INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE, NO ÂMBITO TEÓRICO/PRÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA
Resumo
O trabalho tem por objetivo possibilitar que os acadêmicos da UEMS/Coxim, participantes do projeto PIBID, promovam a organização e execução de atividades práticas (experimentais) no Ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas práticas foram realizadas com os estudantes das seguintes escolas: Escola Estadual Padre Nunes; Escola Municipal William Tavares de Oliveira; Escola Estadual Viriato Bandeira e FEC (Fundação Educacional de Coxim), compreendendo os conteúdos: Animais; Ácidos e Bases - pH; Água; Extração de Pigmentos; Fungos; Extração de DNA e Enzimas, situadas no município de Coxim/MS. O projeto compreendeu 4 etapas: Etapa 1 - Planejamento das ações: estudos referentes aos temas propostos e as metodologias educativas, elaboração das aulas práticas das escolas participantes. Etapa 2 - Elaboração das Aulas Experimentais: estudo, planejamento, execução e avaliação das propostas. Etapa 3 - Realização das Atividades -práticas para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Etapa 4: Avaliação – que consistiu na participação e registros sistematizados realizado pelos estudantes durante as aulas práticas. Concluiu-se que o projeto desenvolvido no segundo semestre de 2016/2017, contribuiu positivamente na vida escolar dos estudantes, fato observado pela melhora em suas notas nas disciplinas de Ciências e Biologia, como ressaltou os professores das escolas que participaram do projeto, evidenciando aumento na participação, nos questionamentos e no maior desempenho em atividades desenvolvidas, e consequentemente, melhoria na construção do conhecimento. Por agir de maneira dinâmica e diferenciada das técnicas mnemônica e repetitivas que muitas vezes os estudantes são submetidos em sala de aula, a aula prática estimulou a curiosidade e possibilitou uma maior assimilação do conteúdo, uma vez que permite a vivência da teoria aliada a prática, ou seja, de forma complementar, no qual o conteúdo é associado ao cotidiano do aluno, uma ferramenta de cunho investigativo, onde o estudante assume um papel cada vez mais ativo, descondicionando-se da atitude de mero expectador de conteúdo, buscando efetivamente conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem.