RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFMS: DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DOS PEIXES DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Patrick Michel de Lima
  • Elizabeth Rocha Correa

Resumo

Por meio da extensão, a universidade tem a oportunidade de levar os conhecimentos que possui, oriundos dos novos conhecimentos que produz por meio da pesquisa, até a comunidade, utilizando o ensino na forma de cursos, palestras, oficinas como formas de divulgação. O trabalho a seguir relata a experiência de uma atividade de extensão realizada por meio de uma palestra educativa durante a Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na unidade de Dourados-MS, que teve como tema “Educação Ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”. Com o título “Peixes do Mato Grosso do Sul: desafios para a conservação da biodiversidade”, a palestra objetivou difundir o conhecimento sobre a ictiofauna do estado, resultado de pesquisas realizadas durante cerca de 20 anos nas principais bacias hidrográficas do estado. Além disso, expomos dados referentes aos aspectos da biologia de peixes e conservação e preservação dos ambientes e organismos aquáticos, por acreditar ser importante levar para dentro da escola o conhecimento científico que é produzido na Universidade. O evento pode contar com alunos da pós-graduação em Recursos Naturais da UEMS, além de profissionais, como Biólogos, atuantes em órgãos ambientais da cidade. Cerca de 30 alunos de diferentes séries do ensino médio foram o público-alvo desta palestra, que teve 120 minutos de duração, contando com o suporte de técnicos e professores do instituto. Durante a palestra, os alunos demonstraram bastante interessados e atentos as informações. Após a apresentação, houve a exposição de alguns exemplares de peixes pertencentes ao Museu Zoológico da UEMS, que conta com o número aproximado de 300 espécies oriundas de coletas feitas na bacia do rio Ivinhema principalmente, pelos pesquisadores do Grupo de Estudos e Análises Quantitativas em Ambientes Aquáticos. Com toda a certeza foi a parte que os alunos mais se interessaram, e onde houve maior ocorrência de questionamentos e comentários. No final a atividade foi bastante elogiada pelos alunos, e membros da comissão do evento. Conclusões: Tendo em vista que o conhecimento produzido nas universidades deve ser acessível e passível de compreensão, a atividade teve um saldo bastante positivo, onde pudemos observar a integração desse conhecimento a educação ambiental, onde foi possível mostrar e demonstrar uma melhor leitura do atual cenário científico da cidade e do Estado aos alunos, esperando que pudéssemos provocar alguma mudança em relação a conscientização frente aos problemas socioambientais, principalmente no que se refere a conservação dos ambientes aquáticos.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Lima, P. M. de, & Correa, E. R. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFMS: DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DOS PEIXES DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5386

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE