A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA REGIÃO DE AQUIDAUANA-MS

Autores

  • Maria Carolina de Souza
  • Francielle Cristina de Lima Sá
  • Adriana de Castro Correia da Silva
  • Caike Figueredo Fernandes Rosa

Resumo

Atualmente a maior parte da população como um todo não possui grande entendimento sobre os poderes que algumas plantas apresentam através de seu princípio ativo, possuindo grande importância no meio medicinal. Partindo-se destas observações, propôs-se a criação de uma horta medicinal, em uma escola pública, para que a houvesse interação entre os alunos e a comunidade. O trabalho foi desenvolvido entre Agosto de 2016 á Julho de 2017, na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – CEJAR, localizada em Aquidauana – MS. O público alvo foram crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, juntamente com os professores responsáveis. As atividades envolveram todas as fases de desenvolvimento das plantas, desde a forma de obtenção das mudas até a colheita e preparo dos produtos para consumo. As atividades eram realizadas semanalmente com cada turma e seus respectivos professores, sempre na horta, para que houvesse maior interação com o manejo efetuado, momento onde grande parte das crianças expressava sua curiosidade. Houve campanha junto aos alunos para coleta de materiais recicláveis que servisse como recipientes para multiplicação das espécies medicinais, de forma que os alunos percebessem que é possível a reutilização de materiais e a importância desse processo na qualidade do meio ambiente. Realizou-se semeadura de diversas espécies, entre elas pimenta, manjericão e erva doce. Para outras espécies, como anador, hortelã, hortelã gordo e boldo foram feitas mudas a partir de multiplicação vegetativa, como estacas e divisão de touceira. A partir das mudas formadas, deu-se os demais tratos culturais, sempre com a participação dos alunos. Assim, eles aprenderam como realizar o transplantio, em que fase de desenvolvimento das plantas ele deve ser realizado, a importância do controle de plantas daninhas nesse processo, quando foi discutido com os alunos sobre a interferência no desenvolvimento das plantas. A última atividade realizada foi a colheita, momento em que foi ressaltado o valor em que as plantas medicinais possuem e também foi onde as crianças conseguiram visualizar e entender melhor sobre as partes em que são utilizadas de determinadas plantas e para que são usufruídas. Neste momento foi discutido com os alunos a forma de utilização e a finalidade de uso de cada planta, havendo, no final, degustação de chás.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Souza, M. C. de, Sá, F. C. de L., Silva, A. de C. C. da, & Rosa, C. F. F. (2019). A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA REGIÃO DE AQUIDAUANA-MS. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5385

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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