EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTE ESCOLAR: AGUÁ, PRESERVAR PARA NÃO ACABAR
Resumo
O espaço escolar é onde o aluno pode ter suas primeiras reflexões sociais e ecológicas com base na criação de um conceito crítico que se torna bastante útil em termos de conservação. Dentro da escola cria-se um ambiente onde todos possam compreender os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para a sociedade, para outros seres vivos e para o meio ambiente. Procura-se demonstrar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional evitando o desperdício. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da água como recurso vital a vida, tanto para o ser humano, quanto para todos os outros seres vivos. Buscou-se alertá-los para as medidas que evitem seu desperdício, utilizando assim, o aluno como um meio de difundir o conhecimento para sua família, uma vez que a maioria vem de família simples e humilde que muitas vezes não tiveram acesso à escola e a estes conceitos. Foi ministrada uma aula/palestra ao 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Angelina Jaime Tebet e Escola Municipal Sideney Carlos Costa nos dias 24 e 25 de abril, respectivamente, sobre o uso sustentável da água e sua importância para os seres humanos, assim como para a natureza (ciclo da água e rios). A palestra teve enfoque no ciclo da água, por ser de fácil abordagem procurando averiguar os conhecimentos das crianças, sendo realizadas perguntas como “Para aonde vai a água depois que a gente toma banho ou dá a descarga?” e “Quanto de água a gente gasta para produzir uma sacola plástica ou um tênis?” Apontou-se nos desperdícios constantes decorrentes do estilo de vida consumista, na relação entre produção de alimentos e bens de consumo e o uso da água envolvido. Após a palestra foram realizadas duas dinâmicas recreativas. Na primeira, os alunos tiveram que identificar no ambiente escolar onde poderia ocorrer desperdício de água. Na segunda foi desenvolvido um jogo dinâmico de tabuleiro no qual os alunos se dividiram em quatro grupos, sendo que cada grupo tinha um aluno no tabuleiro montado na quadra e para avançar as casas os alunos do grupo tinham que acertar uma pergunta sobre os conhecimentos abordados na palestra. No final das atividades todos foi realizada uma roda de conversa para avaliar o sucesso da atividade enquanto para ajudar a construir o conhecimento assim como para construir a noção critica destes alunos.