ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL NA INVENÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO

Autores

  • Khattelyn Lorrayne
  • Francisco Carlos Espindola Gonzales

Resumo

Este projeto contribuiu para a sensibilização de educandos do 4º ano da Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, bairro José Abrão, Município de Campo Grande - MS, por meio de ações pedagógicas e das linguagens artísticas com temáticas ambientais. E ainda, buscou por vez, responder a uma das inquietudes acadêmicas por meio de uma reflexão junto aos educandos: “O imaginário infantil estimulado por meio de instrumentos audiovisuais como uma perspectiva de recursos pedagógicos estimula a invenção de um sujeito ecológico?” Na pretensão de estimular a consciência e a criatividade para despertar o interesse em práticas de conservação ecológica e mudança de comportamento socioambiental, foram ministrados 20 h/a temáticas ambientais e filmes. Os educandos participantes deste estudo através de diálogos reapresentaram conceitos sobre o meio ambiente e a necessidade de preservação do meio. Foi empregado também como recurso pedagógico o filme Mogli - O menino lobo dois. Para despertar a eco percepção foram feitos vários questionamentos sobre o filme. Um processo pedagógico por arguição, fazendo uma ponte com a realidade da imaginação fabuladora e a imaginação reprodutora, procurando um interstício entre a ficção e a realidade socioambiental da sociedade. Como resultados de avaliação, os discentes reapresentaram por meio de desenhos o conteúdo aprendido em sala de aula, demostrando ter iniciado a ideia de si mesmos como parte integrante do meio ambiente. Percebeu-se que no início das atividades, uma divergência de concepção de ser humano e, no contexto do projeto, houve a convergência da necessidade do ser humano como um dos elementos da natureza. Os desenhos artísticos e as arguições como avaliação do tema estudado apresentam o imaginário infantil fabulador e o reprodutor que por vez, estimulada por meio de instrumentos e da arte-educação como uma perspectiva de recursos pedagógicos, estimula a invenção de um sujeito ecológico. Foi notória a concepção dos educandos a se incluírem como coparticipante do meio ambiente e a protegê-lo. No contexto do projeto houve, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, uma paralisação de Ocupa UEMS. Foi evidente a integração dos educandos e os acadêmicos da comunidade do bairro José Abrão. Conclui-se e é válido ressaltar ao analisar os desenhos desenvolvidos pelos alunos, que se fez notório o quanto os recursos audiovisuais aproximam os variados temas da realidade dos discentes podendo assim contribuir com o trabalho proposto.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Lorrayne, K., & Gonzales, F. C. E. (2019). ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL NA INVENÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5382

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE