ESCOLA VAI AO PARQUE

Autores

  • Amanda Sthefani Nobrega
  • Jessica Mariano Alves
  • Aline Oliveira da Silva
  • Caio Vinícius de Oliveira Prates
  • Daniela Fialho Duarte
  • Julia Gabriela Wink

Resumo

O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema possui 73.345,15 hectares, esta localizada na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criado em 1998, foi à primeira Unidade de Conservação do Estado assim constituída, onde seu objetivo principal é o de conservar os fragmentos de floresta, manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais e promover a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o Parque. A ação de extensão realizada com o grupo de Programa de educação tutorial da unidade de Ivinhema (PET) realizou uma visita com os adolescentes que frequentam o Centro de Apoio e Reintegração da Criança e Adolescente Pe. Alberto Wiese (CARCA). A visita teve intuito educacional, proporcionando aos alunos o contato direto com uma Unidade de Conservação. Passando o conhecimento e ensinando sobre a importância do parque e educação ambiental, tornando os cidadãos conscientes e atuantes nas questões ambientais. A ação foi realizada no dia 24 e 25 de Junho de 2017, o local de visita possui uma infraestrutura que oferece condições adequadas ao desenvolvimento das atividades propostas, incluindo alojamento para visitantes, refeitório, torre de observação, barco e guias para as trilhas, a carga horaria total das atividades foram de 9 horas. As atividades trabalhadas contaram com um número de dez alunos da instituição parceira CARCA e quatorze integrante do grupo PET, os alunos realizaram passeio de barco, uma palestra sobre a importância do parque onde foram mostradas algumas imagens sobre animais que habitam o parque e vídeos que haviam sido gravados com câmaras trec, o coordenador do local pode ensiná-los um pouco mais sobre o seu trabalho passando a fala para os alunos do grupo PET logo em seguida, rodas de conversa no início e final da ação discutindo a importância da preservação e observando a opinião dos alunos sobre as atividades realizadas, trilhas feitas com apoio do guia do parque onde puderam observar pegadas de alguns animais, observações de aves ação onde pode aproximas e interagir com os alunos do grupo PET para que os mesmos passassem conhecimento. Ao final da atividade podemos concluir que os adolescentes voltaram, mas conscientizados para suas casas e passando o conhecimento adquirido na ação para próximos.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Nobrega, A. S., Alves, J. M., Silva, A. O. da, Prates, C. V. de O., Duarte, D. F., & Wink, J. G. (2019). ESCOLA VAI AO PARQUE. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5377

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>