FORTALECIMENTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE DOURADOS-MS
Resumo
É comum ouvirmos dizer que muitos alunos apresentam dificuldades em relação à aprendizagem de determinados conteúdos matemáticos e que chegam ao Ensino Médio com muita defasagem em conhecimentos específicos. Por ser talvez a disciplina com o maior índice de reprovação nas escolas, a matemática muitas vezes é temida, deixada de lado e tratada como pouco carinho. Mas, para gostar de alguma coisa, é preciso conhecê-la, é preciso experimentá-la e ter a chance de sentir algum prazer neste contato. E embora um primeiro contato com a mesma possa ter deixado uma impressão pouco amistosa, devemos tentar mudar esse conceito; afinal, ela nos acompanha para a vida toda. No que tange a forma didática que difere os meios de ensino tradicionais do tipo professor-quadro-aluno, a referência de jogos no ensino da matemática tem sido utilizada constantemente. Na utilização de jogos em sala de aula, por exemplo, o papel do aluno está voltado às atividades de observação, relacionamento, comparação, levantamento de hipóteses e argumentação; ao professor, cabe apenas a tarefa de orientar a busca de soluções para as jogadas. As diversas tentativas de explicação do problema transitam pelas ideias de formação inadequada do professor, dificuldades de aprendizagem dos alunos, desvalorização da escola, currículos e programas de ensino obsoletos, etc., e, via de regra, cada aspecto dessa problemática merece a devida consideração e cumpre um papel determinante para o desempenho das crianças nessa área do conhecimento. Com base nisso, vimos a necessidade de criar um projeto a fim de oferecer apoio pedagógico aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Daniel Berg para a melhoria do processo de aprendizagem da Matemática. Há que se considerar que o índice de reprovação nesta disciplina é alto, e muitas vezes ouve-se a justificativa de que os alunos não gostam de Matemática. Mas, para gostar de alguma coisa, é preciso conhecê-la, é preciso experimentá-la e ter a chance de sentir algum prazer neste contato. Foi com este intuito, de dar nossa contribuição para um melhor conhecimento da Matemática, que propomos este projeto. O mesmo será realizado em duas modalidades: apoio pedagógico aos alunos e realizações de oficinas. A escolha da escola se justifica pelo fato de a mesma ter nos procurado e solicitado a realização de um trabalho que pudesse auxiliar os alunos na aprendizagem da Matemática.