MATEMÁTICA ALÉM DA SALA

Autores

  • Rafaela Cavalcante Guidio Alves
  • Maria Aparecida Silva Cruz

Resumo

Conhecer a Matemática é fundamental, pois está presente em muitas situações cotidianas. Aprender Matemática não significa saber aplicar fórmulas, fazer contas, mas, desenvolver o raciocínio lógico, resolver problemas, ter a capacidade de ler e interpretar dados matemáticos e ser capaz de aplicar os conhecimentos em outras situações. No entanto, percebe-se que este tipo de aprendizado é privilégio de poucos. Um estudo promovido pelo Círculo da Matemática do Brasil revelou que dois em cada três entrevistados declaram não ter boas memórias das aulas de matemática, o que nos leva a refletir que o ensino da Matemática pode estar sendo desinteressante. Há que se considerar ainda que o índice de reprovação, nesta disciplina, é alto e muitas vezes ouve-se a justificativa que os alunos não gostam de Matemática. Mas, para gostar de alguma coisa, é preciso conhecê-la, é preciso experimentá-la e ter a chance de sentir alguma motivação neste contato. Considerando que o 6º ano é o início de uma nova etapa escolar e as crianças chegam a essa série apresentando muitas deficiências, justificamos o nosso interesse em desenvolver um trabalho nesse nível de escolaridade. Visamos despertar o interesse da criança, mostrando que aprender Matemática pode ser divertido, cujo objetivo é oferecer apoio pedagógico para a melhoria do processo de aprendizagem da Matemática aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pastor Daniel Berg. Oferecemos atendimento semanal para um grupo de 15 alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática. O projeto é desenvolvido em três modalidades: apoio pedagógico, desafios e oficinas. No apoio pedagógico os alunos realizam listas de exercícios referente ao assunto trabalhado em sala de aula pelos professores, como forma de fixação do conteúdo. Os exercícios dessas listas são discutidos enquanto os alunos tentam resolvê-los. Reserva-se um tempo durante o apoio pedagógico para a resolução de desafios de raciocínio lógico envolvendo situações cotidianas. Os desafios não necessariamente envolviam a matemática, pois o objetivo desses desafios é estimular a criança a procurar uma solução lógica. A pedido da coordenadora da escola as oficinas são realizadas na quadra, onde o espaço é mais amplo para sua realização. As oficinas variam de brincadeira, podendo ser caça ao tesouro e pinta a cara. A avaliação dos participantes é contínua, considerando todas as atividades desenvolvidas no projeto. Verifica-se também o desempenho dos alunos participantes no projeto em sala de aula e gincanas. Ao longo do projeto podemos diagnosticar os tipos de dificuldades que os alunos da escola em questão apresentavam em relação à disciplina de Matemática, aos poucos os alunos apresentavam desenvolver um raciocínio mais rápido, além de terem cada vez mais interesse nas brincadeiras e jogos matemáticos. A coordenadora, diante dos resultados, pediu que o projeto fosse desenvolvido um dia na sala de aula do quinto ano, pois os alunos não estavam compreendendo o assunto trabalhado pela professora.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Alves, R. C. G., & Cruz, M. A. S. (2019). MATEMÁTICA ALÉM DA SALA. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5375

Edição

Seção

EDUCAÇÃO