DIVERSOS TIPOS DE LEITURAS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

Autores

  • Juliana Alves do Nascimento
  • Irene Coelho de Araujo

Resumo

Este projeto teve como objetivo discutir conceitos matemáticos com alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida da cidade de Aporé-GO, auxiliá-los em suas dúvidas, conteúdos que eles já tinham visto e que apresentavam dificuldades. O projeto foi desenvolvido no contraturno dos alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio e que tinham interesse em discutir conceitos matemáticos para aprimorar os seus conhecimentos. A direção do Colégio solicitou o desenvolvimento do projeto, com o intuito de incentivar os alunos a participarem de uma formação extraclasse. Foi importante atender a solicitação da direção da escola. A Universidade deve proporcionar a comunidade externa oportunidades que atendam algumas de suas necessidades. Além da comunidade escolar ser beneficiada com a ação de extensão, a bolsista cumpriu o seu papel, pois, este projeto foi importante para a formação acadêmica, pois foi uma forma para refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com alunos de Ensino Fundamental e Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto ocorreu por meio de momentos de leituras de textos, leituras de enunciados de exercícios matemáticos, discussão destes enunciados para aprofundar a interpretação e a percepção dos conceitos presentes, promovendo uma interação através de diferentes atividades que proporcionasse ao aluno a necessidade de criação de estratégias de resolução para as situações propostas, apresentação de uma solução e o desenvolvimento de argumentos capazes de explicar o resultado do problema. Nas leituras e discussões relacionadas com a resolução da atividade, foi observada a participação de cada aluno, a forma que cada um argumentou, refletindo sobre erros cometidos e conceitos matemáticos precipitados. Nos debates sobre a resolução da situação apresentada foi possível perceber o amadurecimento do aluno em relação ao assunto discutido, sua maturidade para perceber fatos, regras e definições importantes que ajudassem no seu aprendizado. O desenvolvimento das atividades do projeto auxiliou no conhecimento da prática docente. O projeto proporcionou aos alunos relembrar conteúdos já estudados e conhecer outros recursos e metodologias na apresentação dos mesmos. O projeto teve que ser interrompido em razão da bolsista responsável pelo projeto ter assumindo concurso público, e por este motivo foram interrompidas as atividades na escola. Vale ressaltar que foi muito gratificante o convívio e as trocas de experiências durante o desenvolvimento das atividades do projeto.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Nascimento, J. A. do, & Araujo, I. C. de. (2019). DIVERSOS TIPOS DE LEITURAS E JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5374

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)