APOIO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Flávia de Andrade
  • Maria Aparecida Silva Cruz

Resumo

A matemática é uma disciplina essencial para a formação dos alunos, mas é considerada difícil, desinteressante e monótona por grande parte dos alunos, pois muitas vezes não é aprendida. O problema está nos anos iniciais, em que está sendo construído a base do conhecimento. O aluno que carrega dificuldades geradas nos anos iniciais, tem como consequência disto o comprometimento da aprendizagem ao longo da vida escolar.

Por ser aproximadamente 30 alunos em uma sala, observamos que é muito difícil o professor sanar as dúvidas de todos os alunos durante a aula. Muitas vezes o aluno não explicita suas dificuldades, dificilmente fazem perguntas. Assim, o professor dá continuidade a sua aula e o aluno permanece com dúvidas. O projeto foi iniciado na Escola Pastor Daniel Berg no período de agosto de 2016 e teve termino em julho de 2017, foi atendido um total de 17 alunos do 7 ano. No reforço escolar, por ser um ambiente diferente da sala de aula, conseguimos trabalhar com cada aluno de forma individual, podendo sanar as duvidas especificas de cada um. O objetivo deste trabalho foi buscar sanar as dificuldades que os alunos apresentavam em relação a alguns conteúdos matemáticos, bem como, a compreensão desses conteúdos. O trabalho foi desenvolvido por meio de oficinas, listas de exercícios, jogos e brincadeiras envolvendo conteúdos de Matemática. A cada conteúdo trabalhado, aplicou-se uma avaliação explorando situações do cotidiano do aluno, e ao final do trimestre elaboramos uma gincana para deixar o aprendizado mais divertido.

A partir das atividades desenvolvidas foi possível perceber um melhor rendimento dos alunos, tanto no projeto, como na sala de aula. Outro fator a ser destacado refere-se ao interesse demonstrado, durante a realização das atividades lúdicas. O reforço escolar de matemática já havia sido ministrado a mesma escola no ano de 2013, 2014 e 2015, com resultados obtidos significativos, e a coordenadora de matemática solicitou também o projeto para o ano de 2016 e 2017. Concluímos que se um aluno compreende algo, ele passa a gostar, refletindo em uma boa aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Andrade, A. F. de, & Cruz, M. A. S. (2019). APOIO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5371

Edição

Seção

EDUCAÇÃO