INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEATRO E TÉCNICA VOCAL COMO INSTRUMENTOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Elizabete Antonio Morais
  • Márcia Bueno Gomes

Resumo

Considerando que a atuação profissional requer o domínio de um conjunto complexo de saberes construído para além do ambiente universitário, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), como parte de sua política de inclusão social e com o financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST). Trata-se de um projeto de extensão que ofertou oficinas de teatro e técnica vocal aos acadêmicos de graduação. Os objetivos gerais das oficinas foram: trabalhar a postura corporal, qualidade vocal dos acadêmicos de forma a melhorar projeção vocal, buscar a sustentação da voz através da respiração e a comunicação. As oficinas foram destinadas aos acadêmicos matriculados nos cursos de Pedagogia e Administração (da Unidade Universitária de Maracaju) e de Agroecologia e Produção Sucroalcooleira (da Unidade Universitária de Glória de Dourados). As dinâmicas desenvolvidas nas oficinas trabalharam os elementos do teatro e da técnica vocal, como o alongamento, exercícios respiratórios, projeção vocal, canto, performance corporal, criatividade, domínio de palco, jogos teatrais, percepção corporal, controle emocional, entre outros. Ao todo foram atendidas 72 (setenta e duas) pessoas, com nove horas de oficina em cada Unidade Universitária. Os resultados apontam que a arte e a educação podem se configurar como meios complementares e essenciais para a formação profissional na Educação Superior. A construção, execução e análise dos resultados do projeto nos proporcionaram reflexões sobre questões relacionadas a Educação, mais precisamente sobre a formação profissional para o trabalho, em que a Arte mostrou-se como um possível instrumento a ser utilizado pelas instituições de ensino na formação completar dos “futuros profissionais”. Uma das reflexões geradas durante o processo das oficinas diz respeito a relação entre a educação e o trabalho enquanto direitos sociais fundamentais cuja a efetividade depende da qualidade de vida e o bem-estar social. Por fim, consideramos que os objetivos do projeto foram alcançados, uma vez que os acadêmicos não apenas participaram efetivamente das atividades como demonstraram interesse de que novos projetos como este sejam desenvolvidos ao longo de todo o curso, trabalhando, inclusive, outras temáticas, como por exemplo: oratória; dança; aulas de canto/música; oficina de contação de histórias para a educação infantil; informática; comunicação e gestão de pessoas. O projeto não apenas buscou a qualificação profissional dos acadêmicos, como mostrou o comprometimento com anseios da nossa sociedade quanto a efetividade dos direitos sociais fundamentais. A arte não é apenas um meio de entretenimento, quando trabalhada no cenário educacional é complemento essencial para a formação profissional e para a inclusão social.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Morais, E. A., & Gomes, M. B. (2019). INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEATRO E TÉCNICA VOCAL COMO INSTRUMENTOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ANAIS DO SEMEX, (10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5365

Edição

Seção

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA