O PROJETO SEJA QUÍMICO POR UM DIA E A REALIZAÇÃO DA “MANHÃ DE CIÊNCIAS”
Resumo
A escola pública sofre com o desestímulo dos professores e desinteresse dos alunos desgastando os componentes principais do processo ensino e aprendizagem. O ensino de Química, geralmente tem sido abordado de forma simplesmente teórica. A disciplina exige do aluno domínio de cálculos, equações, símbolos químicos, além dos conhecimentos específicos. Quando não existe a correlação com o cotidiano e a sua contextualização, o aluno rejeita o estudo desta ciência, dificultando o aprendizado. Há o desejo dos professores da realização de atividades experimentais devido a fatores positivos que contribuem no aprendizado dos alunos. Com o objetivo de proporcionar uma forma diferenciada de estimular o aluno a pensar, questionar, buscar respostas sobre a química, fez-se uma feira de Ciências intitulada “Manhã de Ciências”. Essa ação foi desenvolvida pelas bolsistas extensionistas vinculadas aos projetos “Seja Químico Por Um Dia”, sob orientação de seus respectivos professores orientadores em parceria com a professora Silvia Maria Rubim e a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Vianna Soares, na cidade de Caarapó – MS. A proposta consistiu em montar equipes de alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries da referida Escola que organizariam experimentos a serem apresentados na feira em colaboração com as alunas bolsistas PIBEX. Cada aluna bolsista ficou responsável por 3 ou 4 alunos, e essas acompanharam as equipes na verificação da viabilidade de execução dos experimentos escolhidos pelos próprios alunos de ensino médio, nos pré testes dos experimentos no local de realização da feira, e na verificação da compreensão dos principais conceitos que seriam abordados nas explicações dos resultados experimentais. No dia 12 de Junho foram apresentados 14 experimentos de Química para aproximadamente 450 pessoas, entre, alunos, professores, coordenadores e diretora da Escola. Ao final dessa ação, verificou-se que houve entendimento por parte dos alunos expositores, pois conseguiram mostrar com certa facilidade a Química envolvida nos temas trabalhos para a comunidade escolar de forma simples, clara e objetiva. Foram capazes de correlacionar os conceitos com o cotidiano, os quais muitas vezes passam despercebidos devido ao sistema fragmentado de ensino. Realização de eventos dessa natureza é importante, pois a maior parte das escolas não possuem infraestrutura, materiais e reagentes para a realização de experimentos, a também devido à superlotação das classes, conteúdos extensos e carga horária escassa, educadores do ensino médio encontram dificuldade para realizar tais atividades, diminuindo a possibilidade de fazer aulas experimentais contextualizadas. O projeto é importante devido à troca de experiências e a divulgação da Química na escola, além disso, contribui com a interação universidade/escola, levando os alunos de graduação a conhecer mais da realidade do ensino público.