BRINCANDO PELO BRASIL

Autores

  • Dayane Fátima Borelli Michaslki UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS

Resumo

Relato das ações que integram a primeira fase do Projeto de Extensão: Brincando pelo Brasil, em prol da difusão dos brinquedos e brincadeiras que integram o patrimônio cultural das populações infantis das cinco regiões brasileiras e da defesa dos direitos da criança ao brincar, à educação de qualidade e o acesso à cultura. Esta etapa compreendeu a identificação dos símbolos regionais e dos praticantes e usuários de brinquedos, brincadeiras e jogos e sua associação com o modo de ser e de viver das pessoas entre si e no contato com a natureza. As informações obtidas com a pesquisa bibliográfica, documental e análise de objetos, ressaltam a influência das águas e dos transportes pluviais nas brincadeiras dos povos ribeirinhos e caiçaras, no uso da flora pelas crianças do norte, no uso do corpo na simulação de animais como fazem as crianças indígenas, e possibilitam a organização de um pequeno acervo a ser usado pela equipe executora deste projeto com as crianças da educação básica e outros educadores. Entende-se que, a identificação de traços culturais de um grupo em um brinquedo ou brincadeira e a localização geográfica de grupos que o pratica podem auxiliar as crianças na compreensão das diferenças entre as cinco regiões brasileiras, validando assim, a inserção de brinquedos e brincadeiras nas aulas de Geografia.

Biografia do Autor

Dayane Fátima Borelli Michaslki, UEMS

Acadêmica do Curso de Geografia da UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande, bolsista PIBIEX/UEMS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Pedagoga, com Mestarado e Doutorado em Educação. Professor 40 h TI, dos Cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia da UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Michaslki, D. F. B., & Guerra, V. L. (2015). BRINCANDO PELO BRASIL. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/533

Edição

Seção

EDUCAÇÃO