A QUESTÃO INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM PRESENÇA INDÍGENA DOS MUNICÍPIOS DE AQUIDAUANA E DOURADOS / MS
Resumo
O objetivo do texto é apresentar os resultados previstos na execução do projeto que tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais da educação da rede de ensino nos municípios de Aquidauana e Dourados. Este proposta extensionista está vinculada ao projeto “A questão indígena em Mato Grosso do Sul: a informação como instrumento de visibilização dos povos indígenas” aprovado no PROEXT 2010 e financiado pelo MEC, por meio do acompanhamento e apoio a execução do mesmo. Os cursos nos dois municípios tem previsão de 40 horas que abordarão aspectos históricos, culturais, sociais, etnossustentabilidade, educação, território e direito ministrado por especialistas em cada assunto com a perspectiva de minimizar o desconhecimento da presença indígena no Brasil e em especial no Mato Grosso do Sul, sensibilizar para a temática e sua importância no currículo escolar e diminuir o preconceito e discriminação pelos quais passam os indígenas no Estado e nestes municípios cuja presença indígena é significativa entre a população local.