REAÇÕES QUÍMICAS: A ELUCIDAÇÃO SOB UMA AÇÃO CONJUNTA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS LÚDICAS E INVESTIGATIVAS

Autores

  • Sergio Mateus Tinoco
  • Noé Oliveira

Resumo

Este trabalho teve sua ênfase na divulgação da ciência e na avaliação de como os alunos constroem a aprendizagem escolar sobre as reações químicas. A proposta teve como objetivo apresentar as reações químicas de forma que o aluno tivesse uma visão envolvendo os aspectos da reação química, tanto ao nível macroscópico como a nível microscópio da matéria, visando elucidar a ocorrência das transformações que acontecem em seu próprio cotidiano através de um novo modelo de atividades de experimentação a “Atividade de Experimentação Investigativa e Lúdica - AEIL”. As atividades, a partir da contextualização, propiciaram o fascínio e o desenvolvimento significativo da aprendizagem no ensino de química despertando, nos alunos, o interesse pela aprendizagem da ciência. O trabalho foi realizado na Escola Estadual “Professor Alício Araujo” na cidade de Dourados-MS e teve o envolvimento de todos os alunos. Por divergirem do ensino tradicional, ainda presente em muitas de nossas escolas, a AEIL permite a quebra da monotonia das aulas expositivas possibilitando a discussão e elaboração de hipóteses, pelos alunos, que expliquem os fenômenos observados durante as atividades de experimentação. Os alunos re/constroem conceitos químicos de forma prazerosa, sem medo de errar, já que os conceitos errôneos são modificados pela aceitação da proposta que melhor explique o fenômeno. Pelos resultados alcançados podemos inferir que a AEIL pode vir a ser mais um instrumento de apoio ao professor na melhoria da qualidade de ensino de química nas escolas de ensino médio.

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Publicado

2015-04-06

Como Citar

Tinoco, S. M., & Oliveira, N. (2015). REAÇÕES QUÍMICAS: A ELUCIDAÇÃO SOB UMA AÇÃO CONJUNTA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS LÚDICAS E INVESTIGATIVAS. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/499

Edição

Seção

EDUCAÇÃO