PROMOVENDO O ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

  • Rosana Polidario Andreio UEMS
  • André Molina Neto UEMS
  • Pedro Henrique Simas UEMS
  • Gabriela Priscila Teodoro Santine UEMS

Resumo

O trabalho tenta suprir um dos problemas existentes no ensino de química que é a ausência de atividades experimentais, gerada por diversos fatores: falta de espaço físico adequado, falta de investimentos para manter a infra-estrutura, falta de tempo dos professores para elaborar uma aula com experiências, etc. O projeto promove o ensino do conteúdo teórico com a prática, envolvendo materiais e reagentes que fazem parte do cotidiano do aluno e os relacionam com as suas aplicações tecnológicas, suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. As aulas auxiliam no desenvolvimento de conceitos científicos, aperfeiçoando técnicas no manuseio instrumental do laboratório, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o mundo e como resolver soluções para problemas complexos. Ao avaliar os resultados obtidos durante as aulas quanto ao desenvolvimento dos alunos pode-se considerar que o projeto atingiu seus objetivos, obtendo bons resultados, pois os estudantes se tornaram hábeis em: compreender roteiros de práticas experimentais, analisar experiências definir o que ocorreu, responder questões propostas, identificar a química no dia-a-dia e desenvolveram o pensamento cientifico elaborando e avaliando soluções diante de problemas cotidianos.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Andreio, R. P., Neto, A. M., Simas, P. H., & Santine, G. P. T. (2015). PROMOVENDO O ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/497

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)