PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DE RAINHAS DE APIS MELLÍFERA AOS APICULTORES DE CASSILÂNDIA/MS

Autores

  • Daniele Maria Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Um dos fatores que interferem na produtividade de uma colméia é a abelha rainha, sendo ela a responsável por transmitir a sua prole todas as suas características genéticas, como baixa agressividade, resistência a doenças ou capacidade de propolizar. No Brasil, o ideal é realizar a troca de rainha anualmente, embora ela viva de quatro a sete anos, sabe-se que o pico da postura e observado nos dois primeiros anos de vida, e levando-se em consideração que o tempo de vida de uma abelha operária é de aproximadamente 45 dias, faz-se necessário uma reposição constante dessa massa populacional. O presente trabalhou objetivou fornecer aos apicultores da região abelhas rainhas oriundas de colméias selecionadas, com características desejáveis, através do método de puxada natural, incentivando assim para que seja realizada a troca, o que favorece a manutenção de colméias populosas e produtivas.

Biografia do Autor

Daniele Maria Nascimento, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso de Agronomia, 2° ano, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia. Bolsista de extensão na área de apicultura.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Nascimento, D. M. (2015). PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DE RAINHAS DE APIS MELLÍFERA AOS APICULTORES DE CASSILÂNDIA/MS. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/493

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE