OS ESTUDANTES INDÍGENAS NO ENSINO MÉDIO DE DOURADOS-MS E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vanusa Gabriel Lipu UEMS
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

O acesso de indígenas aos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior- teve um forte incremento a partir da década de 1990, após a promulgação da Constituição de 1988, que garantiu a preservação das práticas de educação tradicionais de cada povo, e na educação formal a interculturalidade, os métodos próprios de aprendizagem, o uso da língua materna, entre outros. A nova sistemática de acesso aos cursos de graduação da UEMS também modificou-se com o uso da nota do ENEM e concorrência por meio do SISU. Por este motivo, está sendo realizado este estudo no município de Dourados visando não somente quantificar os estudantes indígenas no ensino médio  mas conhecer um pouco a realidade destes alunos e as relações que estabelecem com os colegas, professores e gestores das escolas situadas na área urbana, ao mesmo tempo em que divulga o novo processo seletivo da instituição para que aqueles que tiverem interesse em prosseguir seus estudos possam escolher os cursos a partir do seu perfil de uma maneira mais qualificada por terem mais informações sobre cada um deles. Os dados até o momento levantados demonstram que nas escolas próximas as aldeias há alunos indígenas, e que estão tanto no ensino fundamental quanto médio, e que estes últimos tem poucas informações sobre o acesso ao ensino superior e nem mesmo conhecem as universidades existentes no município.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Lipu, V. G., & Landa, B. dos S. (2015). OS ESTUDANTES INDÍGENAS NO ENSINO MÉDIO DE DOURADOS-MS E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/486

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)