MUDARTES: MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO DE ARTES

Autores

  • Hellen Ferreira da Silva Freitas UEMS- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

MUDARTES: MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO DE ARTES

 

                                                        Hellen Ferreira da Silva Freitas1

                                                             Silvane Aparecida de Freitas2

 

 

1Estudante do Curso de Ciências Sociais da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba;                                                                  E-mail:hellinhaferreira@hotmail.com, aluna Bolsista.

2 Professor(a) Drª Silvane Aparecida de Freitas do curso de Ciências Sociais, Unidade Universitária de Paranaíba e do mestrado em Letras e Educação da UEMS; E-mail: silvaneafreitas@hotmail.com

 

Área Temática Principal: Cultura, Área Temática Secundária: Educação, Linha de Extensão: Terceira Idade.

 

Resumo: MUDARTES trata-se de um projeto de extensão com ações integradas estimulando os idosos a despertarem para a Arte e à Cultura. Para tanto, adotou-se como metodologia a organização de oficinas, cursos e palestras expositivas e dialogadas no Asilo Santo Agostinho, com grupos de idosos moradores da instituição, com Oficinas de Teatro e Dança, promovendo a auto-estima dos idosos, lutando contra os preconceitos, incentivando as artes mesmo na terceira Idade. Nessa perspectiva, as oficinas foram divididas em Etapas, contendo a parte sondagem e interação com o idoso, contemplando exercícios direcionados para o processo performativo, estimulando o idoso a uma socialização ao tema. A outra etapa seria a prática, abarcando o desenvolvimento das peças teatrais e danças mediante os ensaios, oportunidade em que eles puderam se descontrair e exprimir o que sentem por meio da expressão corporal. A proposta busca discutir e oferecer informações de forma à socialização, dando o enfoque não apenas cultural e artístico, mas também social e psicológico das relações sociais do grupo de idosos. O projeto envolve não apenas a bolsista do projeto, mas outros universitários de todos os cursos da UEMS, Unidade de Paranaíba na condição de colaboradores, buscando estimular e ampliar pesquisas acadêmicas voltadas para a discussão dos idosos asilados, inter-relacionando, assim, a ação entre cultura, ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Palavras-chave: Movimento. Cultura. Arte. Idoso.

 

 

Introdução

 

 

Em Paranaíba, temos o Asilo Santo Agostinho que abriga aproximadamente 50 idosos, é um estabelecimento mantido por instituições filantrópicas, e tem apoio, geralmente, de entidades religiosas. O Asilo é destinado a amparar pessoas necessitadas, idosos ou deficientes, que não têm onde morar, geralmente sem família ou conhecidos e que não são amparados por outrem, dando a elas moradia, alimentação e cuidados higiênicos e de saúde.  É nesse tipo de instituição, que eles têm companhia de outras pessoas idosas, mas, como muitas delas enfrentam problemas de saúde diversos, não conseguem ser uma boa companhia um para o outro, por isso não conseguem partilhar suas experiências umas com as outras, há necessidade do contato com a nova geração para se manterem integradas à sociedade, o que faria o diferencial. O prazer de interagir com outros níveis da sociedade, de satisfazer a desejos possíveis, de compartilhar, traz-lhes mais qualidade de vida. Assim, por meio da arte, que também proporciona o desenvolvimento do processo de aprendizagem e de reflexão, pode acontecer o despertar de novas sensações e possibilidades de dias melhores.          Nesse sentido, o projeto: Mudartes (Movimento Universitário de Artes) propõe trabalhar com Idosos de uma forma criativa, despertar e expandir potencialidades criativas como uma forma de amenizar as consequências de um isolamento social e a falta de perspectivas de vida. O trabalho que desenvolveremos com o teatro e a dança ampliará o mundo cultural desses idosos, bem como a sua linguagem e a expressividade. É importante ressaltar que não visamos formar atores profissionais, mas sim, utilizar o teatro e a dança como recurso para a compreensão das subjetividades dos idosos e da sua compreensão da arte.

 

 

Material e Métodos

 

A metodologia utilizada, na elaboração, produção e desenvolvimento desta proposta foi com base em pesquisas bibliográficas para melhor fundamentação teórica da proposta (conforme referências no final deste relatório), acesso à rede mundial de computadores para leitura de textos retirados de fontes digitais e para o levantamento de dados. Foi utilizada pesquisa de campo para assim fundamentar os esclarecimentos sobre o conhecimento de todos os idosos sobre o tema.                                   

Foram realizadas reuniões com a orientadora para estudo e discussão das fontes bibliográficas e formulação das atividades a serem desenvolvidas no projeto, logo após essa etapa de interação, foi distribuído um questionário semi-estruturado, oportunidade em que foram coletados dados sobre os idosos, assim, pudemos obter melhores informações sobre os idosos institucionalizados, sobre seus conhecimentos sobre artes.

Em seguida, foram realizadas oficinas, divididas em etapas para melhor aproveitamento da proposta pelos idosos, dinâmica, brincadeiras, exercícios físicos acompanhadas pela fisioterapeuta, apresentação de teatros e danças, realização de uma apresentação cultural na festa Junina, uma dança típica da Região - Quadrilha - apresentada pelos idosos, funcionários e universitários da UEMS.

 

Resultados e Discussão

 

O idoso, ao viver institucionalizado, quase sempre perde contato com a realidade, e tem de se adaptar com outro contexto completamente diferente do que ele sempre viveu, além de que esta institucionalização faz com que as relações interpessoais se modifiquem, devido ao isolamento da sociedade. O que se pode também perceber é o abandono a que esses idosos sentem nesses locais, passando a ter, na maioria dos casos, depressão e outros problemas de saúde. De acordo com o “Estatuto dos Idosos” na Lei nº. 10.741, de 1.º de outubro de 2003, Capítulo V- Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no Art. 20. “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.”         

Segundo (NANNI 1995), a dança é considerada uma arte, e quando ela é praticada regularmente, possibilita a aquisição de habilidades para o indivíduo, auxilia na aquisição de melhorias em vários aspectos tais como, na prevenção de doenças degenerativas, a dança faz bem para todos e faz com que os idosos se sintam bem, dando prazer e alegria, mesmo que não participem de forma direta, eles se sentem alegres apenas por verem uma apresentação musical acompanhada pela dança. Em relação ao teatro, a autora (VIEIRA 1985) argumenta que o teatro favorece a oportunidade de percepção, interiorização, experimentação, comunicação, expressão e ação mental e corporal, sendo assim, um magnífico instrumento para o autoconhecimento, interior, exterior e a socialização.                                                    Nesse sentido, o projeto MUDARTES, visa, além da apresentação de coreografias e teatros ao grupo de idosos, estimulá-los à criatividade, elevar a auto-estima, trabalhar com o processo de socialização e movimentos de artes com os idosos para um envelhecimento mais saudável. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo resgatar o potencial criativo dos participantes, já que geralmente muitos idosos relatam que jamais haviam pensado que poderiam participar de algo assim, pois não se achavam capazes e, tampouco, se imaginavam numa apresentação artístico-cultural.                                                                                  Sendo o teatro e a dança um meio de expressão da arte, este projeto visa levar aos idosos, não apenas atividades lúdicas, mas também incentivo à cultura, lazer e socialização. Isso porque defendemos o princípio de que o idoso tem direito a uma vida digna, tem direito a lazer, a integração e valorização social. Para isso a importância de um projeto como o que estamos desenvolvendo. Sabemos que um dos grandes desafios das instituições que abrigaram idosos, é conseguir incentivos à arte, pois a renda destinada aos Asilos, mal dá para a subsistência dos internos, a arte não é prioridade. Por isso a importância desse projeto, os idosos precisam de socialização, entreterimento, e têm direitos a serem incentivados ao lazer, à cultura.

 

 

Conclusões

 

O projeto MUDARTES foi recebido pela Instituição de uma forma muito positiva, tanto a diretoria, quanto os funcionários ficaram muito animados pela proposta, os idosos demonstraram bastante interesse, alguns gostariam que rapidamente iniciassem as oficinas e atividades, outros preferiram apenas assistir ao longe, lembrando que nossa proposta é beneficiar os idosos do Asilo Santo Agostinho, por meio das artes: a música, dança, teatro e do lazer, o que poderá amenizar um pouco da solidão desses idosos, e também um maior engajamento da UEMS com a instituição.

Assim sendo, a proposta tem atingido suas metas, a socialização, entreterimento, o incentivo pelo gosto a arte, poder observar o desenvolvimento desta proposta tem sido de grande aprendizado tanto para o idoso quanto para a extensionista, a relação e interação são de muito bom estímulo para ambos. Assim, a proposta tem atingido seus principais objetivos, que é desenvolver um conjunto de ações interdisciplinares, envolvendo Universidade, Instituição Asilo Santo Agostinho e, mais especificamente, os idosos asilados, com o objetivo de incentivar a cultura mediante o gosto pela arte.

 

Agradecimentos

 

Agradecemos á Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pela disponibilização da bolsista e coordenadora do Projeto e ao Asilo Santo Agostinho pela Cedência do local e de alguns funcionários, para ficarem à disposição do projeto, principalmente, porque estes nos auxiliaram com informações de grande relevância sobre os idosos internos.

                                                                                                                                           

Referências

 

BRASIL. Lei nº 10. 741, de 01 de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Brasília: Senado Federal: Câmara dos Deputados, 21p.


NANNI, D. 1995. A dança educação: Princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro-SP, Sprint, 289p.

VIEIRA. I. A. 1985. A interpretação do texto através do Teatro: Textos Enciclopédia Artes. Rio de Janeiro-SP, 327p.

 

 

 

Biografia do Autor

Hellen Ferreira da Silva Freitas, UEMS- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Hellen F. da Silva Freitas aluna do 2º ano de Ciências Sociais na Uems de Paranaíba, e também cursa 4º ano de Serviço Social na Unopar, é bolsista de projeto de Extensão pelo PIBEX.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Freitas, H. F. da S. (2015). MUDARTES: MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO DE ARTES. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/474

Edição

Seção

EDUCAÇÃO