DINÂMICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A educação Ambiental é definida como um processo educativo de busca de novos valores, sensações e percepções, do ambiente e social. A escola é o lugar mais adequado para inserção de práticas educacionais inerentes ao meio ambiente porque possui espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. Esta ação objetivou estimular docentes a adotarem atividades práticas envolvendo preservação ambiental, de forma a possibilitar maior interação entre os alunos e assimilação mais ativa dos conteúdos abordados. Professores de diferentes disciplinas que atuam na Escola Estadual Senador Filinto Müller, localizada em Ivinhema, foram o público beneficiado pelo curso. Durante os encontros, na Unidade Universitária da UEMS em Ivinhema, utilizaram-se instrumentos como: dinâmicas, experimentos e outras atividades práticas, intercaladas com explicações sobre questões ambientais. A avaliação dos cursistas foi positiva, ressaltando-se a praticidade de realização das atividades e a eficiência destas na contribuição para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade e de solidariedade dos alunos no uso dos bens comuns e recursos naturais, de modo a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.