DINÂMICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Paulo Roberto de Abreu Tavares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Glaucia Almeida Morais UEMS- Unidade de Ivinhema

Resumo

A educação Ambiental é definida como um processo educativo de busca de novos valores, sensações e percepções, do ambiente e social. A escola é o lugar mais adequado para inserção de práticas educacionais inerentes ao meio ambiente porque possui espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. Esta ação objetivou estimular docentes a adotarem atividades práticas envolvendo preservação ambiental, de forma a possibilitar maior interação entre os alunos e assimilação mais ativa dos conteúdos abordados. Professores de diferentes disciplinas que atuam na Escola Estadual Senador Filinto Müller, localizada em Ivinhema, foram o público beneficiado pelo curso. Durante os encontros, na Unidade Universitária da UEMS em Ivinhema, utilizaram-se instrumentos como: dinâmicas, experimentos e outras atividades práticas, intercaladas com explicações sobre questões ambientais. A avaliação dos cursistas foi positiva, ressaltando-se a praticidade de realização das atividades e a eficiência destas na contribuição para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade e de solidariedade dos alunos no uso dos bens comuns e recursos naturais, de modo a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.

Biografia do Autor

Paulo Roberto de Abreu Tavares, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Curso de Ciências Biológicas-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- Unidade de ensino de Ivinhema

Glaucia Almeida Morais, UEMS- Unidade de Ivinhema

Professora Adjunta do curso de Ciências Biológicas junto à UEMS de Ivinhema. Áreas de atuação: Biologia Vegetal, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

de Abreu Tavares, P. R., & Morais, G. A. (2015). DINÂMICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/429

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)