COLÔNIA DE FÉRIAS ECOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES AOS INTEGRANTES DO PETI DURANTE O RECESSO ESCOLAR

Autores

  • Julielen Zanetti Brandani UEMS
  • Fernanda Soares Junglos UEMS
  • Glaucia Almeida Morais UEMS

Resumo

A Educação Ambiental (EA) colabora na formação de cidadãos críticos e responsáveis por seus atos, e a melhor estratégia para utilizar a EA é permitir que os educandos exercitem sua criatividade e raciocínio em atividades que despertem a reflexão e a mudança de atitude. A ONG Projeto Sagrado Coração, sediada no município de Ivinhema, em parceria com a UEMS, Unidade Universitária de Ivinhema, objetivou sensibilizar para as questões ambientais, crianças e jovens do Programa PETI (Programa de Erradicação do trabalho Infantil) atendidos pelo Projeto Sagrado Coração, isso de forma lúdica, por meio de uma Colônia de Férias Ecológica. Durante as férias do meio do ano foram realizados 4 encontros, durante os quais as crianças tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades lúdicas: palestra, oficina, teatro, filme, gincana e dinâmicas. Os resultados foram expressivos, pois, o envolvimento dos participantes foi notório. Concluiu-se que eventos como este podem efetivamente contribuir com a sensibilização dos participantes para as questões ambientais e sociais, além de serem viáveis econômica e ecologicamente.

Biografia do Autor

Julielen Zanetti Brandani, UEMS

Estudante de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bolsista PET.

Fernanda Soares Junglos, UEMS

Estudante de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bolsista PIBID.

Glaucia Almeida Morais, UEMS

Professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul unidade de Ivinhema.

Downloads

Publicado

06/04/2015

Como Citar

Brandani, J. Z., Junglos, F. S., & Morais, G. A. (2015). COLÔNIA DE FÉRIAS ECOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES AOS INTEGRANTES DO PETI DURANTE O RECESSO ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/413

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)