CENTRO DE VISITANTES E TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, UNIDADE DE AQUIDAUANA
Resumo
A relação do homem com a natureza, após a segunda guerra mundial é marcada por um crescente
desenvolvimento econômico, que por sua vez contribuiu para a degradação do meio ambiente,
como: desmatamento, poluição das águas e do ar, perda de biodiversidade local. Atualmente encon-
tramos diversos conceitos associados à Educação Ambiental, isso também possibilita a mediação
entre o homem e o meio ambiente, o que a torna um fator de mudança de atitudes e modos de pen-
sar. Ela estimula atitudes que visam à conservação, a qualidade de vida e enfoca temas controver-
sos, como a sustentabilidade. No campo da educação, o diálogo e a discussão, são formas extrema-
mente úteis na produção e irradiação de conhecimento. Como em todo processo educativo, faz-se
necessário a criação de novas técnicas ou práticas metodológicas que possibilitem o reordenamento
de ideias, conceitos e valores para a tomada de novas posturas e atitudes diante da natureza e do uso
atual dos recursos naturais. De maneira específica, o centro de visitantes (C.V.) em constante adap-
tação para a realidade local, proporciona a aproximação dos visitantes com a natureza, permitindo
contato direto e indireto através dos recursos naturais e culturais. Objetivou-se desenvolver a educa-
ção ambiental de alunos do ensino médio através de trilhas interpretativas (Trilha do Tamanduá –
UEMS/UUA) com novas logísticas de questões socioambientais e sua sensibilização através do
C.V. Espaço Natureza. No momento o espaço se encontra em adequações, pois está sendo realocado
em outro ambiente, mais propício e mais acolhedor. Contudo, cada vez que se realiza a Trilha do
Tamanduá e a visita ao Espaço Natureza, fica mais evidente a necessidade de levar o projeto adian-
te. Tendo por base a análise dos questionários, observa-se o desejo dos visitantes em aprender mais
sobre o Cerrado, Pantanal, fauna, flora, biodiversidade em geral. Além disso, as paisagens que dis-
pomos no percurso até a trilha e durante o trajeto da trilha, possibilita o encantamento e o fascínio
dos visitantes. Alguns professores, observaram a intenção de realizar a atividade com outras turmas
que os mesmos também ministram aula, ou seja, a gama de abordagens voltadas para o âmbito da
proteção e da conservação do meio ambiente só aumenta. Conclui-se que houve uma ampliação e
desenvolvimento educacional aos alunos que realizaram as atividades junto ao C.V. sendo de suma
importância fomentar atividades que nos remete a discussão e disseminação a respeito da Educação
Ambiental.