A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA, COMO SUBSTRATO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS

Autores

  • Fagner Poderozo Vaz
  • José Evaristo Gonçalves

Resumo

A conscientização ambiental sobre os resíduos gerados no setor sucroenergético, surgiu a partir da
expansão do setor no Estado do Mato Grosso do Sul. No entorno da região de Glória de Dourados
existem usinas que se encontram em expansão. Tal fato preocupa os municípios pertencentes às
cidades próximas de usinas geradoras de resíduos, sólidos, líquidos e gasosos. Nesse projeto o
grande foco foi o resíduo líquido - vinhaça, uma vez que para cada litro de etanol produzido gera-se
13 litros de vinhaça. Sendo assim, se faz necessária a Conscientização ambiental em função dos
resíduos gerados por este setor, por meio da utilização do equipamento microbiodigestor de PVC a
partir do substrato - vinhaça, oportunizando aos alunos do ensino médio se conscientizarem e
multiplicarem os conteúdos absorvidos a partir das apresentações e posteriores discussões a cerca
dos tipos de resíduos gerados na indústria sucroenergética, produção de biogás, reaproveitamento de
resíduos e por decorrência a divulgação do setor e dos cursos oferecidos na unidade da UEMS -
Glória de Dourados. Foi feito um Levantamento bibliográfico sobre os resíduos gerados no setor
sucroalcooleiro, elaboração das palestras a serem ministradas, coleta e manejo de resíduos para
exposição nas escolas a serem visitadas, captação de imagens, produção de questionário com cinco
questões, sendo de múltipla escolha em função das seguintes alternativas: excelente, bom, regular e
ruim sobre o conteúdo das palestras, Tratamentos dos dados para elaboração dos relatórios,
elaboração do relatório parcial. Elaboração do relatório final e publicações. Foram contempladas
sete cidades com o projeto de extensão, sendo elas: Guassulãndia, Angélica, Novo Horizonte do
Sul, Ivinhema, Fatima do sul, Indápolis e Porto Vilma. Foi possível perceber que, esses alunos
demonstraram interesse pelo tema abordado, devido ao fato dessa região estar inserida na região de
grandes indústrias do setor sucroenergético. Consideradas as escolas contempladas pelo projeto,
somando o montante de 283 alunos do ensino médio, observou-se que através do presente projeto
de extensão 63% dos discentes aderiram a resposta excelente, 31,45% bom, 5% regular e 0,64%%.
Evidenciou-se que na questão - as palestras tiveram seus temas propostos e objetivos cumpridos, os
alunos do ensino médio optaram pela alternativa excelente na porcentagem de 62%. Conclui-se até
o momento que, com o número de discentes contemplados e com o quantitativo obtido em outros
projetos de extensão, a procura pelo curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tem
aumentado significantemente. Prospecta-se que ao final deste projeto, a quantidade de alunos
ingressos no curso em 2017 será maior que 2016, devido à ampla divulgação.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Vaz, F. P., & Gonçalves, J. E. (2017). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA, COMO SUBSTRATO PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3997

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE