ÁGUA: CONSUMO CONSCIENTE COM QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Lucimery Terezinha Gibbert
  • Alessandra Ribeiro Moraes

Resumo

A água é o bem de maior valor que a humanidade possui, pois é a base para a sobrevivência e
desenvolvimento do ser humano; portanto, consumir a água de forma consciente tornou-se um
desafio fundamental para a população mundial. Por meio de oficinas didáticas oferecidas para a
turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Marechal Rondon e da Escola Adventista no
município de Mundo Novo/MS, pretendeu-se divulgar aos alunos a importância da adoção de um
consumo racional da água, mostrando as consequências negativas do desperdício, também
abordamos assuntos relacionados à disponibilidade hídrica mundial, ciclo da água e sistema de
abastecimento de água da cidade. Durante o projeto, foram realizados quatro encontros com cada
turma, sendo a etapa um a aplicação de um questionário para verificação prévia do conhecimento
dos alunos, etapa dois houve uma apresentação por meio de datashow e jogos educativos, etapa três
ocorreu uma apresentação por meio de datashow e confecção de cartazes, e na etapa quatro a
aplicação do questionário final, houve também a criação de banners que ficarão disponíveis na
unidade para os demais acadêmicos. Com a aplicação do questionário final observou-se que os
alunos possuem uma grande deficiência do conhecimento em relação aos aspectos relacionados ao
ciclo da água, não sabendo nem ao menos o significado do mesmo, tema esse que já deveria ser de
conhecimento dos alunos nessa fase do ensino escolar. Entre os aspectos analisados durantes as
oficinas didáticas verificaram-se que os alunos da escola privada possuem maior interesse em
adquirir novos conhecimentos, demonstraram-se mais disciplinados e entusiasmados com as
atividades repassadas a eles, pode-se afirmar tal fato com a comparação dos resultados do
questionário final entre as duas escolas, onde entre as 12 questões aplicadas houve maior
desempenho na escola particular em 11 questões. Ao tratarmos sobre práticas para um consumo
consciente da água verificou-se ótimos resultados, demonstrando que os mesmos já possuem uma
conscientização do que se deve ser feito para o consumo consciente e o não desperdício de água.
Assim, além do maior conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar obtido pela
graduanda/bolsista, concluímos que foi possível, por meio da extensão universitária, educar e
conscientizar as pessoas sobre a importância do tema para garantir uma qualidade de vida,
satisfazendo as necessidades humanas presentes e das próximas gerações.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Gibbert, L. T., & Moraes, A. R. (2017). ÁGUA: CONSUMO CONSCIENTE COM QUALIDADE DE VIDA. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3976

Edição

Seção

EDUCAÇÃO