AUXÍLIO MATEMÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O projeto desenvolvido foi muito importante para a formação do aluno participante como para o
bolsista que ministrou as atividades desenvolvidas. Por meio do desenvolvimento do projeto foi
possível atender as necessidades da escola, que era proporcionar aos estudantes interessados em
discutir conceitos matemáticos formas diferentes das convencionais trabalhadas em sala de aula, por
isso, no momento da divulgação do projeto foi proposto aos alunos que levassem sugestões de
temas que eles apresentam mais dificuldades ou assuntos que tivessem vontade de praticar e discutir
mais, os professores de matemática da escola também contribuíram na indicação dos conteúdos. Foi
necessário conhecer alguns livros didáticos e paradidáticos que apresentavam os conteúdos, por
meio da pesquisa nos livros, em sites voltados para a Educação Matemática, dos materiais do
Laboratório de Ensino de Matemática foi possível organizar os encontros com os alunos
participantes do projeto. Foi muito interessante aprender a organizar os planejamentos que foram
executados nos encontros com os alunos e avaliar ao final do encontro se seria necessário
acrescentar algumas coisas para o próximo encontro ou se já tinha sido suficiente a discussão do
dia. Outro fator importante que vale a pena evidenciar foram as discussões relacionadas à vida em
sociedade, as características das relações entre eles e os colegas, os professores, funcionários da
escola, familiares, a necessidade de incentivá-los a perceber que é preciso exercitar o respeito ao
próximo para garantir a boa convivência em sociedade. Os planejamentos das aulas foram
executados de diversas maneiras para que os alunos tivessem um melhor aprendizado na
matemática, praticamos jogos, dinâmicas, os alunos também interagiam com o professor durante a
aula fazendo perguntas de suas dificuldades. O desenvolvimento do projeto de extensão tem sido
um grande apoio aos acadêmicos e estudantes, pois trabalhamos a prática do professor, este projeto
tem proporcionado um amadurecimento na apresentação dos conteúdos, no relacionamento com os
alunos e profissionais envolvidos.
Palavras- chave: Ensino de Matemática. Recursos didáticos. Desenvolvimento social e humano.