A NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO

Autores

  • Leila Hiroko dos Santos Kodama
  • Maria Gladis Sartori Proença

Resumo

O processo de aprendizagem da leitura é sem dúvida um mecanismo de ensino difícil e desafiador
tanto para o aluno como o professor. Adquirir essa capacidade de ler significa dar condições de
compreender e descobrir o mundo. Nesse processo de descoberta da leitura que alguns alunos
apresentam mais dificuldades que o outro. Diante dessa perspectiva que percebemos que, o domínio
instrumental da leitura é importante e necessário para garantir ao aluno conhecimento e autonomia
no contato com os textos como forma de enriquecimento da linguagem oral e escrita para
participação na sociedade. Este projeto pedagógico é uma tentativa da busca de novos caminhos e
metodologia de ensino para dar suporte as dificuldades apresentadas pelo aluno que não consegue
aprender, despertando assim um novo olhar para o aprendizado da leitura e produções de textos nos
anos iniciais. Esse projeto pedagógico é desenvolvido na Escola Municipal Laudemira Coutinho de
Melo em contra turno. Trabalha com a interdisciplinaridade priorizando atividades e metodologias
diferenciadas para atender individualmente os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da
Leitura fazendo a interdisciplinaridade com a matemática e ciências dando suporte necessário para
o desenvolvimento do aluno para acompanhar o ensino regular em sala de aula. Os resultados
alcançados vêm sendo satisfatório e positivo, por perceber a alegria dos alunos ao descobrir que
consegue ler e interpretar texto proposto pelo projeto. É gratificante para nos bolsista colher bons
resultados ao longo desse trabalho, que integra nós acadêmicos, coordenadora do projeto, escola,
família e comunidade.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Kodama, L. H. dos S., & Proença, M. G. S. (2017). A NECESSIDADE DA LEITURA NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3973

Edição

Seção

EDUCAÇÃO