A QUESTÃO INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS MUNICÍPIOS DE DOURADOS E JAPORÃ/MS

Autores

  • Carolina Vicente Arnulfo UEMS

Resumo

A falta de informação sobre as populações indígenas e a diversidade sócio-cultural que as mesmas apresentam é um dos fatores das grandes dificuldades pelas quais as etnias encontradas no Mato Grosso do Sul – Terena, Guarani, Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinau, Guató, Kamba- tem passado e sofrido ações de preconceito e discriminação no dia a dia. Estas situações são encontradas em todos os locais nos quais os representantes indígenas tem acesso no seu cotidiano: escolas, universidades, lojas, escolas, supermercados,entre outros.  Dentro da perspectiva de contribuir para a capacitação de profissionais da educação,  gestores públicos das três esferas e alunos de licenciatura na temática indígena foi aprovado pelo MEC o projeto “A questão indígena em Mato Grosso do Sul: a informação como instrumento de visibilização dos povos indígenas”. Na proposta está prevista a oferta de cursos para cinco municípios entre eles Dourados e Japorã com vistas a ampliar a rede de pessoas que tenham informações qualificadas para apoiar as novas demandas dos povos indígenas e que valorizem a diversidade apresentada por eles. Serão apresentados os resultados iniciais desta formação realizada no município de Dourados, que incluiu análise de textos, filmes, notícias,  e desenhos, e que capacitou professores sobre a questão, onde ficou demonstrado que é fundamental a continuidade da abordagem desta temática em uma área geográfica que apresenta em tono de dez mil indígenas que são pouco conhecidos pela sociedade envolvente, desconstruindo os estereótipos e informações equivocada aprendidas ao longo da vida.  

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Publicado

2015-04-06

Como Citar

Arnulfo, C. V. (2015). A QUESTÃO INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS MUNICÍPIOS DE DOURADOS E JAPORÃ/MS. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/395

Edição

Seção

EDUCAÇÃO