A PRÁTICA DOCENTE: INQUIETAÇÕES DO ATO DE ENSINAR

Autores

  • Márcia Narciso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Lucélio Ferreira Simião Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto de Matemática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, que esta sendo desenvolvido na UEMS, e tem por objetivo a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. A escola é um espaço social que tem como função possibilitar ao aluno a apropriação de conhecimentos científicos, filosóficos, matemáticos dentre outros, bem como propiciar e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências à produção de um novo saber. Neste relato procuramos evidenciar as atividades iniciadas no primeiro semestre e os avanços conquistados nesse período. A expectativa, nesse programa, era de aprimorar minha formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica, buscando acrescentar experiências à minha formação inicial de pedagoga, participando ativamente do cotidiano de escolas da rede pública de educação, mas fomos além, adquirimos experiência no âmbito gestacional, ao participarmos de entrega de notas, reuniões e tomarmos conhecimento de decisões tomadas, contribuindo assim para detectarmos que tipo de gestão queremos, se democrática ou técnico-científica. Ao vivenciarmos a prática de uma sala de aula, promovemos a discussão dos saberes necessários à prática dos educadores, entendendo que estes saberes constituem o centro da formação e da prática docente, e interferem decisivamente para o sucesso ou fracasso do processo de ensino-aprendizagem na educação.  O PIBID tem alcançado seus objetivos ao proporcionar vivências práticas, assimilando os saberes necessários, que são indispensáveis para que possamos futuramente desempenhar um bom trabalho docente.

Palavras-Chave: Formação docente; Cotidiano da escola; Formação Inicial; PIBID.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Narciso, M., & Simião, L. F. (2015). A PRÁTICA DOCENTE: INQUIETAÇÕES DO ATO DE ENSINAR. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/393

Edição

Seção

EDUCAÇÃO