A INSERÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Ariane Voltan de Paula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Exercer a cidadania não é apenas desenvolver os direitos e deveres da vida civil, mas também, participar efetivamente na luta diária da conscientização do próximo no exercício da cidadania, para que se chegue, no futuro, na descoberta de um mundo melhor e mais justo, onde não haja distinção entre as pessoas, além de possibilitar meios de compreensão dos direitos e deveres e o discernimento dos problemas que afligem a sociedade, como o meio ambiente, a falta de estrutura familiar, a violências, as drogas. Contudo, como brincar é da natureza da criança, o material lúdico-pedagógico disponível no Laboratório de Pedagogia, ao ser usado nos encontros tem facilitado a compreensão das crianças acerca dos assuntos vivenciados no seu dia-dia escolar e também para o exercício da cidadania, para a qualidade de vida e o sentimento de identidade, com o estabelecimento de um diálogo enriquecedor entre as gerações e na mudança de hábitos arraigados na cultura popular de não exercício da cidadania. 

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Publicado

2015-04-06

Como Citar

Voltan de Paula, A. (2015). A INSERÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO CIDADÃ. ANAIS DO SEMEX, 4(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/388

Edição

Seção

EDUCAÇÃO