TRABALHANDO HISTÓRIAS INFANTIS PARA O INCENTIVO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE DOURADOS/MS

Autores

  • Juliana Francielle Fernandes dos Anjos
  • Almerinda Maria dos Reis Vieira
  • Graci Marlene Pavan

Resumo

As crianças sentem grande necessidade de expressão e as praticam por meio de atividades prazerosas, como brincar, jogar, imitar, entre outras. Desta maneira a criança se sente a vontade para descobrir um mundo fantástico, que através da atividade lúdica é conquistado a cada momento. As brincadeiras, os jogos e os brinquedos contribuem para a formação do indivíduo, e são também importantes para a obtenção da linguagem falada e escrita. Dessa forma, a escola como espaço institucional de acesso ao conhecimento, busca atender tais exigências através de atividades lúdicas que possam estimular a utilização da linguagem no contexto escolar. Partindo deste pressuposto e dando seguimento a este tema, o Grupo Brincando com Letras do Projeto de Extensão Brinquedoteca na UEMS Unidade de Dourados/MS, traz uma proposta simples, no entanto de grande efeito prático que tem como finalidade de prestar serviços junto à comunidade escolar, onde, através de oficinas para o ensino da confecção de livros de pano para acadêmicas dos cursos de licenciaturas e para professores da rede pública, capacitando-os com meios alternativos de ensino da escrita e da leitura para suas práticas docentes. Com estas ações a Brinquedoteca da UEMS vem proporcionando o contato do público, interno e externo à universidade, diferentes textos e tipos de linguagem, no intuito de posteriormente, os futuros professores e professores participantes das oficinas apliquem esta técnica lúdica em suas aulas, propiciar ambientes para que as crianças conheçam este instrumento de aprendizagem da leitura. Os resultados são percebidos a partir da participação positiva dos professores e acadêmicos nas oficinas. Também percebemos os resultados positivos como a presença maciça da comunidade em geral nos amplos eventos onde a Brinquedoteca expõe seus acervos. O objetivo é atingido em todas as participações onde o projeto Brinquedoteca na UEMS se apresenta.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

dos Anjos, J. F. F., Vieira, A. M. dos R., & Pavan, G. M. (2015). TRABALHANDO HISTÓRIAS INFANTIS PARA O INCENTIVO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE DOURADOS/MS. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/379

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)