TÉCNICAS BÁSICAS PARA TREINAMENTO DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Cézar de Oliveira dos Santos
  • Evandro Cesar Bracht

Resumo

O presente projeto aborda técnicas básicas de treinamento em programação e tem se mostrado de fundamental importância para o sucesso dos competidores da Maratona de Programação, pois tem como objetivo, preparar os alunos participantes para esse evento de caráter internacional, que anualmente é organizado pela ACM-ICPC (Association for Computing Machinery) e pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A característica desse projeto, é a predominância da metodologia prática sobre a teórica, por meio de aulas de 01:30 minutos de duração, das quais 20% compreendem aulas de exposição teórica e 80% compreendem resolução de atividades em forma de problemas computacionais. Este estudo é voltado a alunos dos cursos de graduação da UEMS, que possuem reduzida carga teórica em programação, como Matemática e demais cursos de computação, como Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Dentre as justificativas para realização desse projeto pode-se citar exercitação da mente com a resolução de desafios de computação; o apoio à competição amistosa, saudável e divertida; desenvolvimento de códigos mais enxutos, eficientes e em intervalo menor de tempo; prêmios como medalhas, troféus e lembranças de estímulo aos competidores classificados; além do currículo do aluno participante da Maratona, que sem dúvida é decisivo para a vida do acadêmico, posterior a uma graduação.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

dos Santos, C. de O., & Bracht, E. C. (2015). TÉCNICAS BÁSICAS PARA TREINAMENTO DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/377

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA