REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO COM O USO DE MATERIAL ALTERNATIVO
Resumo
O professor deve levar em consideração o cotidiano do aluno no sentido de que ele entenda que os fenômenos químicos observados em atividades de experimentação não acontecem apenas nos laboratórios das escolas ou de indústrias de transformação e não se satisfaça com afirmações dogmáticas, como se a química fosse uma ciência já completada. O ensino de Química precisa ser apresentar a dualidade teoria/prática no sentido de que o aluno possa a ser estimulado desconstruir conceitos do seu senso comum, reconstruindo-o sob o senso científico. As atividades vêm sendo desenvolvidas e aplicadas em mini-cursos na Escola Estadual “Vilmar Vieira de Matos”, na cidade de Dourados-MS. Ao término, realizar-se-á a aplicação de questionários avaliativos sobre o método utilizado. A essência das atividades desenvolvidas com esse material, certamente provocará o fascínio, seja pelo toque das mãos ou do raciocínio, auxiliando a construção do conhecimento e o despertar para a ciência. Acredita-se que com a aplicação deste método, possa-se alcançar maior interação entre alunos e professor, onde o conhecimento cientifico fique mais claro e mais interessante. Como objetivo, este trabalho visa minimizar a dificuldade que a escola normalmente encontra em obter material técnico para laboratório, propondo a construção de seus simuladores com material alternativo e de baixo custo que permita esse procedimento, inclusive em sala de aula.Downloads
Publicado
2015-04-01
Como Citar
Barbosa, K. R. S., de Oliveira, N., de Oliveira, G. H., Tinoco Filho, S. M., Fiorucci, A. R., & Benedetti Filho, E. (2015). REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO COM O USO DE MATERIAL ALTERNATIVO. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/372
Edição
Seção
EDUCAÇÃO