Conhecendo a História da Educação Infantil: questões sociais e concepções.

Autores

  • Almerinda Maria dos Reis Vieira Rodrigues
  • Carolina Araújo Leite
  • Ericsson Tadashi Miagusko de Oliveira
  • Michele Reiko Miagusko de Oliveira Beloto

Resumo

O debate sobre a Educação Infantil é vivenciado cada vez mais enfaticamente no panorama nacional. Este fato não é algo recente, pois vem sendo construído historicamente, de acordo com as mudanças e necessidades de cada sociedade. As transformações do papel da mulher na sociedade moderna, e as consequentes modificações nos arranjos familiares refletiram-se nas condições de vida das cidades e provocaram grandes mudanças, ao exigir do Estado Nacional uma nova organização política e administrativa. Cada vez mais, a educação e o cuidado na primeira infância são tratados como assuntos prioritários de governo, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e por um número crescente de países em todo o mundo. Sendo assim, a discussão deve ser debatida localmente, onde a realidade torna as ações mais palpáveis. Este trabalho visa refletir sobre a trajetória das instituições voltadas para a primeira infância, juntamente com os profissionais de creche sobre as práticas pedagógicas e suas respectivas bases teóricas. Norteado dentro de uma perspectiva histórica, utilizou-se da cronologia para embasar e contextualizar a trajetória das questões ligadas à Educação Infantil e suas concepções. As ações de extensão foram desenvolvidas no município de Novo Horizonte do Sul, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na Educação Infantil. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de imagens e vídeos que resgatassem a trajetória cronológica da constituição das instituições infantis. Em seguida, foram realizados seminários nos quais essas imagens e vídeos foram utilizados. As ações contribuíram no sentido de capacitar os profissionais da Educação Infantil do município e aproximar a Universidade da comunidade. Conclui-se que as ações de extensão constituem elos de grande relevância para o desenvolvimento dos segmentos sociais.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Rodrigues, A. M. dos R. V., Leite, C. A., de Oliveira, E. T. M., & Beloto, M. R. M. de O. (2011). Conhecendo a História da Educação Infantil: questões sociais e concepções. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/35

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)