O USO DE DESENHOS ANIMADOS PARA A POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA

Autores

  • Geni da Silva Costa
  • Edmilson de Souza

Resumo

A Astronomia está entre as Ciências mais antigas entre as desenvolvidas pela humanidade. E, embora ela continue despertando tanto curiosidade hoje como em outras épocas, a mesma tem um espaço muito restrito no meio escolar formal. No Brasil, esse espaço está limitado ao Ensino Fundamental, e diluído entre outras disciplinas como Geografia e Ciências. Ao mesmo tempo, o uso dos recursos de mídia como jogos virtuais, filmes e desenhos animados têm auxiliado a compreensão de conceitos, em diversas áreas do conhecimento, ou ao menos facilitado o diálogo entre professor, estudante e o objeto de conhecimento. O presente trabalho tem foco na produção de desenhos animados para Astronomia, a partir do uso de softwares de uso popular e, facilmente encontrados em microcomputadores que utilizam o Windows. Um outro objetivo do trabalho é servir de suporte à capacitação docente, durante o segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011, além de ações de popularização da Ciência. Atualmente dois blocos de desenhos animados estão em desenvolvimento, um voltado para a relação Terra-Lua e outro para a Terra-Sol.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Costa, G. da S., & Souza, E. de. (2015). O USO DE DESENHOS ANIMADOS PARA A POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA. ANAIS DO SEMEX, 3(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/344

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)